ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Horário do toque de recolher já mudou 11 vezes desde o início da pandemia

Decretos municipais vêm alterando período da medida sanitária em Campo Grande; atualmente tem início à meia-noite

Guilherme Correia | 15/09/2020 14:29
Agentes da Guarda Civil Metropolitana durante fiscalização no início da medida sanitária em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Agentes da Guarda Civil Metropolitana durante fiscalização no início da medida sanitária em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Mais recente decreto publicado pela prefeitura de Campo Grande estipula início do toque de recolher à meia-noite e aumenta para 11 a quantidade de alterações no horário do confinamento obrigatório. Estabelecido em março, é estratégia para tentar frear acidentes que lotam UTIs durante a pandemia e também a disseminação do novo coronavírus em bares e restaurantes.

Segundo a prefeitura, as alterações levam em conta as estatísticas de controle da doença. Quando a lotação de UTIs estão sob controle, o confinamento diminuiu. Ao contrário, o tempo de permanência longe das ruas aumenta.

Nos comentários das redes sociais do Campo Grande News, alguns leitores comemoram a "hora a mais" para ficar nas ruas, decretada nesta segunda-feira (14). Outros ironizam a medida de prevenção à covid-19 dizendo que "nem lembravam que existia".

(Arte: Ricardo Gael)
(Arte: Ricardo Gael)

O toque de recolher teve início uma semana após as duas primeiras confirmações de coronavírus em Mato Grosso do Sul, que chegou em 14 de março. A medida inicial começava às 22h.

Dias após, em 25 de março, mudou para 20h, mas logo retornou às 22h e ficou assim até 10 de maio. O impedimento de circulação das pessoas vem sendo fiscalizado, desde então, por agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

O irônico é que nos dois meses de pico da pandemia na Capital, mais pessoas foram flagradas desrespeitando as normas.

(Arte: Ricardo Gael)
(Arte: Ricardo Gael)

Até o fim do quinto mês do ano, o horário mudou para a meia-noite e permaneceu até 24 de junho, quando retornou novamente para 22h. A partir de 26 de junho, o horário começava às 23h. Mesmo com mais tempo para ficar nas ruas nesse período, a Guarda realizou 4.951 abordagens de pessoas nas ruas, número maior do que os dois meses anteriores.

Em 8 de julho, com crescente nos casos da doença em Campo Grande, as medidas foram enrijecidas e a proibição passou a valer a partir de 20h, permanecendo assim até o fim do mês, que registrou maior quantia de pessoas abordadas nas ruas da Capital - 5.571.

Em agosto, o início voltou para 21h até o dia 17, quando retornou mais uma vez para 22h. As "horas a menos" nesse mês foram responsáveis por serem registradas 4.327 pessoas durante o período, número abaixo do mês anterior.

A penúltima alteração, decretada no início de setembro, previa período das 23h às 5h e ficou assim até ontem (14). A partir de quarta-feira (16), os campo-grandenses voltam a não poder circular nas vias da cidade a partir da meia-noite.

Afrouxamento de medidas - Questionada sobre as constantes alterações, a assessoria de imprensa da prefeitura informa que os "critérios são técnicos e as decisões tomadas em conjunto após reuniões que têm ocorrido de maneira frequente e permanente, envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde, Semadur, Procuradoria-Geral do Município, Seges, Segov, Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social, Ministério Público, Defensoria Pública, CDL, Associação Comercial e outras entidades".

Conforme noticiado pelo Campo Grande News, o retorno às aulas de educação infantil tem previsão para 21 de setembro, seguindo uma série de medidas de biossegurança para prevenir a covid. Efeitos do recente arrefecimento das restrições, sob justificativa de que números da pandemia vêm caindo em Campo Grande, só poderão ser notados depois de 14 dias - período de aparecimento dos sintomas e detecção por teste laboratorial ou clínico.

Nos siga no Google Notícias