ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Idoso que passou por cirurgia inédita no MS de retirada de tumor passa bem

Nyelder Rodrigues e Luciana Brazil | 30/11/2012 20:26
Na foto, equipe cirúrgica que fez o procedimento inédito, que contou com O Dr. Sadao (ultimo da direita) e o Dr. Rodrigo (ao lado dele) e Dr. Jeferson Pereira (ultimo lado esquerdo), que foi o anestesista (Foto: Divulgação)
Na foto, equipe cirúrgica que fez o procedimento inédito, que contou com O Dr. Sadao (ultimo da direita) e o Dr. Rodrigo (ao lado dele) e Dr. Jeferson Pereira (ultimo lado esquerdo), que foi o anestesista (Foto: Divulgação)

Foi concluída com sucesso nesta tarde a cirurgia do homem de 80 anos, que tinha um tumor de 18 centímetros na tíbia, osso da perna.

O tumor, maligno, é um candrossarcoma, um tipo de câncer ósseo que afeta pessoas e animais em qualquer idade, embora seja mais comum em pessoas mais velhas.

A cirurgia foi realizada pela equipe de médicos ortopedistas do Hospital Adventista do Pênfigo. Conforme a assessoria de imprensa do hospital, ela é inédita no Mato Grosso do Sul.

Quem conduziu o procedimento foi o médico Eduardo Sadao, que é presidente da Sociedade Sul Americana de Oncologia Ortopédica, e chefe da Oncologia Ortopédica da Santa Casa de São Paulo. Os médicos Rodrigo Domingues Laraya e Nestor Muzzi Ferreira, do próprio Hospital do Pênfigo, completaram a equipe.

De acordo com o hospital, a cirurgia é feita a partir da retirada da tíbia de forma cuidadosa para que não seja destruída a estrutura muscular ao redor do osso. Após a retirada, o osso é colocado em um equipamento com nitrogênio liquido, congelando completamente o osso, e com isso eliminando o tumor.

Ao final deste processo, o osso é recolocado no paciente, e a estrutura muscular reconstituída permitindo ao paciente a cura, e a volta a uma vida normal. A cirurgia, específica para tumores, abre possibilidades e evita a amputação do membro. Além das pernas, ela pode ser feito também nos braços. Entretanto, existem algumas restrições e cada caso de ver analisado.

Ainda conforme o Hospital Adventista do Pênfigo, que iniciou os trabalhos no setor ortopédico há dois meses, Campo Grande ainda está atrasada em relação a outros locais do país, e novas e diferentes tecnologias estão sendo trazidas.

Apenas a rede particular de saúde realizada esse tipo de cirurgia no Estado. Recentemente, foi realizada uma cirurgia de coluna vertebral no Estado, onde foi implantada uma haste no paciente. Ele passa bem.

Nos siga no Google Notícias