ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Indenização rápida pela Prefeitura pode criar demanda difícil de cumprir

Nícholas Vasconcelos e Marta Ferreira | 17/01/2013 19:30
Motorista que perdeu carro em buraco foi indenizado em cinco dias. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Motorista que perdeu carro em buraco foi indenizado em cinco dias. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A medida usada pela Prefeitura de Campo Grande para indenizar rapidamente o proprietário de um carro que foi engolido por uma cratera, no bairro São Conrado, na semana passada, é legal, mas deve ser usada com parcimônia, sob pena de gerar uma demanda difícil de ser atendida pelo Município. É o que observa o advogado constitucionalista André Borges, ao ser indagado sobre o assunto.

Borges comentou que esse tipo de procedimento é pouco usado e atribuiu à uma medida de “início de administração”.

Para ele, vai ser muito difícil de ser mantido o procedimento como praxe, como prometem o prefeito, Alcides Bernal (PP), e o secretário de Infraestrutura e Habitação, Semy Ferraz.

O motorista do carro engolido na avenida Panambi Vera, Rodrigo Soares, 36 anos, foi indenizado em R$ 12 mil cinco dias após o acidente. Pelo que a Prefeitura divulgou, foi feito um acordo com a empresa Águas Guariroba, que também tinha responsabilidade pela galeria onde ocorreu o acidente. A Águas pagou a indenização e a Prefeitura ficou responsável pelo reparo no local.

Esse não é o procedimento usual. Normalmente, as pessoas que passam por situações assim precisam ir à Justiça para conseguir indenização. Hoje, conforme o secretário Semy Ferraz, há seis ações contra a Prefeitura da Capital, algumas por questões de obras, outras em função de quedas de árvores e até por problemas em semáforos. O secretário explicou que uma das ações foi provocada pelo rebaixamento da calçada na avenida Afonso Pena com a rua 13 de Maio, na obra da revitalização da avenida que foi realizada pelo Governo do Estado.

Outra indenização rápida foi concedida para a motorista cujo carro caiu em um buraco na Vila Progresso nesta quarta-feira (16). A Pactual Engenharia, empreiteira contratada para a obra, assumiu a responsabilidade pela falha na sinalização e concordou em fazer o pagamento, cujo valor não foi informado.

“Reafirmamos a ela que melhorasse a sinalização e assumiram esse compromisso de melhora”, explicou Semy. Ele afirma que a intenção da Prefeitura é evitar que problemas assim ocorram, melhorando a qualidade das obras.

Segundo André Borges, as indenizações rápidas são positivas porque evitam ações que poderiam levar anos na Justiça.

Nos siga no Google Notícias