A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

05/06/2014 09:17

Indígenas expulsam a flechadas família por ter integrantes negros

Francisco Júnior

Uma família foi expulsa a flechadas da aldeia urbana Água Bonita, que fica no bairro Tarsila do Amaral, em Campo Grande, na noite de ontem (4).

De acordo com o Boletim de Ocorrência, indígenas da aldeia liderados pelo ex-cacique Nito Nelson, 51 anos, queriam impedir que um mulher, que também é indígena, mudasse para a comunidade junto com o marido e com o filho por conta de eles serem negros.

Ainda conforme o Boletim, o casal já havia levado alguns móveis para casa onde iria morar, porém no momento em que chegava de carro com o restante da mudança, o veículo foi cercado por um grupo liderado, segundo o boletim, pelo ex-cacique.

O marido da mulher, Sidney Pereira, 27 anos, ainda desceu do carro para conversar com o indígenas, mas eles acabaram discutindo. Diante da confusão, a mulher pediu para o marido entrar no veículo para eles saírem do local.

Conforme o Boletim, no momento em que o casal deixava a aldeia, os indígenas dispararam várias flechas, uma delas ficou cravada na borracha que prende uma das janelas do veículo. Uma outra flecha acertou a bolsa do filho do casal. Ninguém da família ficou ferido.

O caso foi registrado como injúria racial na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Vila Piratininga.



Não se pode taxar o caso de discriminação racial mas apenas um caso de direitos adquiridos e costumes indígenas onde a mulher india que casar com homem branco deve abandonar a Reserva, mas que quando o índio casar com uma mulher branca esse deve acolhe-la na aldeia. Vê-se que o termo "branco" é quando se trata de pessoas não índia,sem discriminação em ser negro , índio ou amarelo.Por outro lado,o local em questão não é área indígena,mas apenas um assentamento a espera de regularização,porem ocupada primordialmente por indígenas com seu usos e costume e considerada uma aldeia indígena Urbana.Não tipifica nenhum crime contra nossos irmãos negros,mas apenas o impedimento da esposa do cidadão ir residir naquela aldeia.
 
Samuel Gomes em 05/06/2014 12:18:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions