A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019

06/11/2012 12:43

Indígenas se reúnem antes das eleições da Funai para definir candidatos

Mariana Lopes
Indígenas se reúnem antes das eleições da Funai para definir candidatos

A votação que irá eleger o novo coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio) acontece na tarde desta terça-feira (6), com início às 14h. Mas antes disso, indígenas estão reunidos no prédio do órgão para tentar articular o apoio deles, que querem “derrubar” o poder político imposto há anos.

Para esta eleição, há sete candidatos, sendo quatro indígenas e dois brancos. O objetivo da reunião é que os povos indígenas entrem em um consenso para lançar apenas um candidato que teria o apoio de todos e, consequentemente, mais força.

“Temos que tirar da coordenação os nomes que são indicados por Brasília, que só querem saber de política. A Funai é nossa casa, então somos nós que temos que coordenar”, pontua a cacique da Aldeia Urbana Marçal de Souza, Enir da Silva Bezerra.

Segundo o representante do Coletivo dos Trabalhadores Indígenas da Cut, Evanildo da Silva, o objetivo é que a Funai reconheça os votos dos caciques. “Precisamos de democracia”, enfatiza.

Entre os candidatos estão os indígenas Donídson Candido, Mairson Francisco, Teófilo de Almeida, Miguel Jordão e Maria de Lourdes. Os outros dois candidatos são Celso Brixner e Marco Aurélio, atual coordenador da Funai.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions