ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Indígenas se reúnem antes das eleições da Funai para definir candidatos

Mariana Lopes | 06/11/2012 12:43
Indígenas se reúnem antes das eleições da Funai para definir candidatos

A votação que irá eleger o novo coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio) acontece na tarde desta terça-feira (6), com início às 14h. Mas antes disso, indígenas estão reunidos no prédio do órgão para tentar articular o apoio deles, que querem “derrubar” o poder político imposto há anos.

Para esta eleição, há sete candidatos, sendo quatro indígenas e dois brancos. O objetivo da reunião é que os povos indígenas entrem em um consenso para lançar apenas um candidato que teria o apoio de todos e, consequentemente, mais força.

“Temos que tirar da coordenação os nomes que são indicados por Brasília, que só querem saber de política. A Funai é nossa casa, então somos nós que temos que coordenar”, pontua a cacique da Aldeia Urbana Marçal de Souza, Enir da Silva Bezerra.

Segundo o representante do Coletivo dos Trabalhadores Indígenas da Cut, Evanildo da Silva, o objetivo é que a Funai reconheça os votos dos caciques. “Precisamos de democracia”, enfatiza.

Entre os candidatos estão os indígenas Donídson Candido, Mairson Francisco, Teófilo de Almeida, Miguel Jordão e Maria de Lourdes. Os outros dois candidatos são Celso Brixner e Marco Aurélio, atual coordenador da Funai.

Nos siga no Google Notícias