Iracy Coelho recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti neste fim de semana
Expectativa é de que sejam vistoriados 2,5 mil imóveis, chaveiro apoiará equipes de agentes de saúde para entrada em imóveis fechados

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realiza neste sábado (6) e domingo (7) na região do Iracy Coelho, sul de Campo Grande, mutirão de enfrentamento aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, febre chikungunya e da dengue –doença que colocou a Capital em situação emergência diante de uma epidemia que, até quarta-feira (3), totalizava 18,4 mil notificações e já aumentava a pressão no sistema público de saúde.
Mais de 60 agentes de combate a endemias serão mobilizados para a ação. Também foi acionado um chaveiro para vistoriar imóveis fechados e um caminhão da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) para recolhimento de materiais inservíveis. Os agentes vão vistoriar propriedades, inclusive terrenos baldios, e ajudar na retirada de potenciais criadouros do Aedes.
A intenção é vistoriar mais de 2,5 mil imóveis, segundo a CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais). Durante toda a semana, servidores da Educação em Saúde do órgão percorrem espaços de convívio social, comércios e igrejas para orientar os moradores sobre a prevenção.
Entre janeiro e 4 de abril, a Capital recebeu 18.433 notificações de casos de dengue. Houve 3.965 confirmações e quatro mortes relacionadas à doença.
A prefeitura tem realizado mutirões nos bairros que apresentam os maiores índices de infestação do Aedes aegypti –já receberam a ação o Jardim Noroeste, Jardim Centro-Oeste, Chácara dos Poderes, Nova Campo Grande, Jardim Los Angeles, Moreninhas, Jardim Veraneio e Conjunto Maria Aparecida Pedrossian. Tais regiões vêm sendo alvos mais frequentes de ações de bloqueio, com aumento de três para 13 equipes de fumacê para percorrerem diariamente as comunidades.