ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Isolamento proposto por Bolsonaro é extremamente perigoso, diz prefeito

Apesar de isolados, idosos podem ser contaminados por quem volta da rua para a casa

Aline dos Santos e Lucas Mamédio | 25/03/2020 10:53
Marquinhos Trad disse que vai priorizar a saúde pública em Campo Grande. (Foto: Kisie Ainoã)
Marquinhos Trad disse que vai priorizar a saúde pública em Campo Grande. (Foto: Kisie Ainoã)

O modelo de isolamento vertical (somente para idosos e pacientes com comorbidades), proposto ontem pelo presidente Jair Bolsonaro, é avaliado como extremamente perigoso pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), que já decretou de fechamento de escola a toque de recolher em Campo Grande para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

“É extremamente perigosa, a não ser que os médicos, os cientistas, os especialistas no assunto afirmem que não se passa no aperto de mão ou no abraço, aí sim”, afirma Marquinhos nesta quarta-feira (dia 25).

De acordo com o prefeito, apesar de isolados, os idosos podem ser contaminados por quem volta da rua para a casa. “Muitos desses casos são assintomáticos. Ou seja, você nesse exato momento de tempo pode estar com vírus, mas a sua imunidade é boa, é alta, então ele não vai progredir. Todavia, você chega em casa, cumprimenta a sua mãe, cumprimenta a sua avó, com a maior boa vontade, e pode transmitir esse vírus para elas num aperto de mão. Pelo menos isso é o que diz a ciência e eu não posso contrariar a ciência”, diz o prefeito.

Questionado se sofre pressão para a reabertura das lojas, Maquinhos disse que nesse momento prioriza a saúde pública e, a qualquer sinal de melhora do cenário, vai flexibilizar as medidas restritivas.

“Para que as pessoas não percam seus empregos. Para que não falte alimento. Estou seguindo orientações dos técnicos, cientistas e médicos. Também estou orando muito”, diz Marquinhos.

Sobre ações pessoais de proteção, o prefeito relata que se cerca de cuidados cada vez que precisar sair de casa, com uso de equipamentos adequados. Além de medidas como tomar banho de mangueira e trocar de roupa ainda na área externa da residência. “A minha saída tem sido em razão da insistência de alguns seres humanos em violar as regras. Mas estou saindo numa condição de extrema segurança”.

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito foi à escola municipal Padre Thomas Ghirardelli, no bairro Dom Antônio Barbosa, que será ponto de acolhimento para moradores de ruas.

Nos siga no Google Notícias