A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

24/09/2016 11:16

Já olhou para o céu? Anel colorido em volta do sol indica muito calor

Fenômeno acontece em dias quentes quando sol incide sobre nuvem de cristais de gelo

Anahi Zurutuza
Halo, fenômeno que acontece em dias quentes (Foto: Marcos Ermínio)Halo, fenômeno que acontece em dias quentes (Foto: Marcos Ermínio)

Já olhou para céu hoje? Reparou que um anel colorido está em volta do sol deste sábado (24)? Na verdade, o “arco-íris invertido” – as cores variam do vermelho ao roxo, de dentro para fora e não o contrário – se trata de um fenômeno climático chamado halo.

De acordo com o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão, o anel se forma quando o sol incide sobre um tipo específico de nuvem, formada por cristais de gelo e não gotículas de água. “É como se o raio de sol passasse por um prisma, por isso aparecem as cores”.

Abrahão explica ainda que o fenômeno indica que o dia será de muito calor, confirmando a previsão do tempo.

A máxima hoje será de 33ºC em algumas regiões da cidade, com sensação térmica de mais de 35ª, segundo o meteorologista. Para amanhã, termômetros oscilam entre 19ºC e 26ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O instituto prevê ainda fim de semana de tempo instável. Em Campo Grande, há grande possibilidade de chuva pela manhã e à tarde. Na segunda, terça e na quarta, a máxima chega aos 31ºC.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions