ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Jovem que participou de agressão a professora em Unei vai para presídio

Paula Maciulevicius | 28/06/2012 11:33

Foram 16 internos envolvidos na confusão, quatro dos adolescentes foram autuados por dano qualificado ao patrimônio público

Dezesseis garotos assistiam aula quando três deles tiveram a ideia da fuga. Este foi o segundo tumulto em pouco mais de um mês. (Foto: Minamar Júnior)
Dezesseis garotos assistiam aula quando três deles tiveram a ideia da fuga. Este foi o segundo tumulto em pouco mais de um mês. (Foto: Minamar Júnior)

Foi transferido para o Presídio de Trânsito, em Campo Grande, um dos adolescentes que participaram princípio de rebelião na Unei Dom Bosco, em Campo Grande, na terça-feira. Patrick Hernanes Guimarães, de 18 anos, foi autuado na Deaij (Delegacia Especializada em Atendimento a Criança e Juventude), e, por ser maior de idade, foi para o presídio.

Segundo o superintendente de Assistência Socioeducativa, coronel Hilton Vilassanti, foram 16 internos envolvidos na confusão. Na, quatro adolescentes autuados por dano qualificado ao patrimônio público. Elesterão a condenação somada às medidas socioeducativas que já estavam sendo cumpridas. Todos os adolescentes permanecem na Deaij.

Na quarta-feira os internos chegaram a fazer de refém a professora Marilza Pereira Chaves, 50 anos, que ainda não voltou a dar aulas após o fato.

Villasanti explicou que adolescentes em conflito com a lei podem ficar na Unei até 21 anos, como era o caso de Patrick. Como cometeu um crime já com mais de 18 anos, agora ele foi transferido para o presídio.

Na 4ª os internos fizeram refém a professora Marilza Pereira Chaves, 50 anos, que ainda não voltou a dar aulas após o fato.(Foto: Minamar Júnior)
Na 4ª os internos fizeram refém a professora Marilza Pereira Chaves, 50 anos, que ainda não voltou a dar aulas após o fato.(Foto: Minamar Júnior)

Villassanti informou que, diante do episódio envolvendo a professora, existe uma preocupação por causa dos 40 professores que dão aulas em escolas que atendem adolescentes que cumprem medida socioeducativa em Uneis.

O caso - Na tentativa de fuga da Unei Dom Bosco, localizada na saída para Três Lagoas, na última terça-feira, adolescentes infratores provocaram tumulto no local no fim da manhã. Eles agrediram a professora Marilza Pereira Chaves, de 50 anos, que estava dando aula a um grupo. Dezesseis garotos assistiam aula de informática na Escola Pólo Evanilde Maria Néris, que fica na Unei, quando três deles tiveram a ideia da fuga. Outros oito apoiaram.

O grupo quebrou pernas de cadeiras e deu ‘gravata’ na professora, que há 12 anos leciona para adolescente infratores.

Com apoio de outro funcionário, a professora conversou com os alunos e conseguiu ser libertada. Infratores que estavam nas celas passaram a bater nas grades, causando mais tumulto. Apesar da confusão, nenhum adolescente fugiu. Abalada, com dores no pescoço e sem ferimentos aparentes, a professora foi levada para atendimento médico por veículo particular.

Este foi o segundo tumulto na unidade em pouco mais de um mês. No dia 24 de maio, os internos colocaram fogo em colchões e danificaram parte da estrutura do local.

Nos siga no Google Notícias