ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Juiz idealizador do Ficha Limpa participa de congresso na Capital

Vinícius Squinelo | 23/09/2013 23:42

Além de debater temas jurídicos atuais, com renomados juristas, o VI Congresso de Direito Público e o Procurador do Estado, promovido pela Associação dos Procuradores de Estado de Mato Grosso do Sul, também dará contribuição ativa ao movimento "Eleições Limpas". O movimento, conduzido pelo juiz Marlon Reis, do Maranhão, pretende submeter ao Congresso novo projeto de iniciativa popular alterando outros aspectos do sistema eleitoral, como o financiamento de campanha. Dr. Marlon irá proferir a palestra “Uma nova ordem política para o Brasil” na sexta-feira encerrando o evento.

O juiz também foi um dos idealizadores e condutores do movimento que submeteu ao Congresso Nacional o projeto de iniciativa popular que resultou na conhecida Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº. 135 de 2010), que torna inelegível por oito anos o candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado .

O magistrado tem percorrido todos os Estados brasileiros divulgando o movimento "eleições limpas", que já ganhou apoio da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (ANAPE), que o entende compatível com as lutas da advocacia pública, que sempre se colocou ao lado da cidadania.

“A Aprems irá aproveitar o evento para colher assinaturas em favor do projeto e as entregará ao palestrante para que sejam somadas às demais recolhidas por todo o País. Os congressistas poderão, portanto, aproveitar o congresso não apenas para aprimorar seus conhecimentos jurídicos, mas participar ativamente de um debate da maior importância política”, ressalta o presidente da APREMS, Fábio Jun Capucho.

Nos siga no Google Notícias