ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Júri popular de oficial da PM que matou o marido será limitado a 10 pessoas

Medida foi anunciada em despacho e deve ser seguida no julgamento que acontece na próxima quarta

Nyelder Rodrigues | 16/06/2021 14:29
Itamara ao lado do advogado José Roberto Rosa, após procedimento de praxe no andamento do processo (Foto: Arquivo)
Itamara ao lado do advogado José Roberto Rosa, após procedimento de praxe no andamento do processo (Foto: Arquivo)

O júri da tenente-coronel Itamara Romeiro Nogueira, de 44 anos, pela morte do marido, o major Valdeni Lopes Nogueira, de 45 anos, está confirmado para a próxima quarta-feira (23), presencialmente, e deverá contar apenas 10 pessoas do Tribunal, por causa do novo coronavírus. O crime aconteceu em julho de 2016.

Conforme despacho do juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Aluizio Pereira dos Santos, o júri popular não pode ser realizado a portas fechadas, e assim a maneira encontrada para ele acontecer dentro das normas de biossegurança foi impor limitações.

Serão permitidas apenas cinco parentes de Itamara e cinco parentes de Valdeni no plenário do júri. Caso algum dos parentes não compareça, a vaga poderá ser preenchida por alguém do público - o limite de 10 pessoas nunca poderá ser extrapolado, sendo respeitada a ordem de chegada ao Tribunal.

Já o acompanhamento da imprensa ao julgamento deverá ocorrer a partir de revezamento entre os profissionais. "Para a segurança interna do plenário bastam dois policiais militares como de praxe", frisa o texto, que completa.

"As demais regras como uso de máscara, depoimentos, interrogatório, acompanhamento dos debates por videoconferência, etc., são as mesmas seguidas no cotidiano do júri", determina o magistrado Aluizio Pereira dos Santos.

Esta é a segunda vez que o julgamento é agendado na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande. A primeira data era em junho do ano passado, mas, na ocasião, a pandemia do coronavírus suspendeu atividades presenciais do Poder Judiciário.

O caso - O crime aconteceu em 12 de julho de 2016, no bairro Santo Antônio. A oficial da PM (Polícia Militar) efetuou disparos contra o marido durante uma discussão na residência do casal. Com a chegada de equipe da PM, Itamara se trancou em casa e se negou a entregar a arma, mas confessou o crime.

Ela disse à Justiça que foi vítima de violência doméstica, que já ocorria há tempos, e alegou legítima defesa. Segundo Itamara, no dia do homicídio, ela foi agredida com socos, tapas e ameaçada de morte pelo marido.

Ainda de acordo com o depoimento da oficial, após as agressões, o marido foi em direção ao carro para pegar a arma e ela correu até o quarto, alcançou sua pistola e fez os disparos. O crime pôs fim a casamento de 18 anos.

Nos siga no Google Notícias