ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Justiça manda transferir paciente de covid de leito privado para o SUS

Comerciante está internado e intubado no El Kadri, mas requisitou transferência para a rede pública

Nyelder Rodrigues | 16/03/2021 18:57
Falta de leitos de UTI preocupa autoridades e toda a população nesse momento crítico da covid-19 em todo o Mato Grosso do Sul (Foto: Saul Schramm/Ascom)
Falta de leitos de UTI preocupa autoridades e toda a população nesse momento crítico da covid-19 em todo o Mato Grosso do Sul (Foto: Saul Schramm/Ascom)

Paciente internado com covid-19 no Hospital El Kadri conseguiu na Justiça o direito de ser atendido em leito de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A decisão foi proferida nesse fim de tarde pelo juiz Ricardo Galbiati, 2ª Vara da Fazenda Pública e Registros Públicos.

A vítima é Rodrigo Zago, de 37 anos, que foi internado no hospital em 11 de março por complicações causadas pela infecção pelo novo coronavírus. A gravidade da doença acabou aumentando e o paciente precisou ser intubado e passar a respirar pelo ventilador mecânico.

O paciente não possui plano de saúde e deu entrada em leito particular. O custo diário é de R$ 8 mil. O fato faz com que ele necessite de vaga custeada pelo Poder Público.

"Ele precisa ir para a rede SUS, pois não tem condição financeira para pagar essa UTI no El Kadri. Ou o Estado abre vaga para ele, ou então terá que pagar a estadia na rede privada", explica o advogado autor da ação, Niutom Chaves Ribeiro Junior.

Informações do processo indicam tentativa de vaga, sem êxito, em dois hospitais públicos, o Universitário, e o Reginal.

Conforme descrito na decisão, após a intimação ser recebida pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), o prazo para que seja feita a transferência ou assumido o custeio do leito onde está Rodrigo é de no máximo duas horas.

A decisão foi tomada em caráter de tutela de urgência devido a situação crítica de saúde do paciente. O juiz ainda designou a análise geral do processo como fora da competência da 2ª Vara de Fazenda Pública, a deixando para outro juízo ainda a definir.

A reportagem entrou em contato por e-mail com a pasta estadual de Saúde, alvo da intimação, para saber se já recebeu o documento e obter um posicionamento sobre a situação e aguarda retorno.

Nos siga no Google Notícias