ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Justiça libera, mas Acrissul mantém fim dos shows na Expogrande

Lidiane Kober | 03/09/2014 16:41
Parque Laucídio Coelho não deve receber shows pelo menos na Expogrande. (Foto: Aquivo)
Parque Laucídio Coelho não deve receber shows pelo menos na Expogrande. (Foto: Aquivo)

O TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) julgou improcedente a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade), ajuizada pelo MPE (Ministério Público Estadual), e liberou a realização de shows “por ocasião do carnaval, comemorações do Aniversário da Cidade, Natal, Ano Novo, Expogrande, Show da Virada e Festa de Santo Antonio”. A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), no entanto, mantém a decisão de acabar com os shows na Expogrande.

A liberação das apresentações musicais atende o artigo 1º da Lei Complementar Municipal nº 214/2013, que alterou o artigo 6º da Lei Complementar Municipal nº 08/1996. Para o MPE, a mudança na lei “prevê hipóteses de inaplicabilidade da legislação ambiental nacional, permitindo que sejam realizados eventos geradores de poluição sonora acima dos limites tolerados em todo o território nacional”.

Ainda na ação, o Ministério Público acusou violação “do princípio da impessoalidade, conferindo tratamento privilegiado aos idealizadores dos eventos (Expogrande e da ExpoMS Rural), de natureza privada, realizados com intuito nítido de fomentar o lucro de particulares”.

Por outro lado, a Câmara Municipal justificou a alteração para assegurar a realização de “manifestações tradicionais”, proibidas pela lei anterior e o tribunal considerou a mudança de acordo com a legislação.

O acórdão com a decisão do TJ-MS, segundo a Acrissul, será publicado no Diário da Justiça. Para o presidente da entidade, Francisco Maia, “o reconhecimento do Tribunal de Justiça às exceções trazidas pela Lei do Silêncio é uma vitória para a Acrissul. “Mas a maior vitória é da sociedade, que tem a lei a favor da proteção das tradições e do direito ao acesso à cultura, ao lazer e ao entretenimento”, comentou.

A conquista, porém, não deve mudar decisão da Acrissul, que, no encerramento da Expogrande deste ano, anunciou o corte dos shows na programação do evento. “Por enquanto, a Acrissul mantém essa decisão e não pretende discutir o assunto”, afirmou Chico Maia. Para ele, segue a intenção da associação de promover no futuro uma Expogrande com caráter estritamente técnico e voltada para negócios.

Além da batalha judicial para realizar os shows no evento, a Acrissul enfrentou, recentemente, outra briga para manter o Parque Laucídio Coelho aberto. Desde o dia 22 de agosto, após conseguir licença ambiental, o local opera regularmente. Inclusive, para o mês de setembro, estão programados dois eventos voltados ao esportes e a provas de performance de equinos.

Nos siga no Google Notícias