ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Justiça mantém preso estudante que matou segurança na Afonso Pena

Paula Maciulevicius e Nadyenka Castro | 25/06/2012 18:19

Advogado se manifestou aos magistrados dizendo que estava ali como “cidadão indignado pelo tratamento dado à defesa pela Justiça e pela mídia”

Advogado de Richard questionou pressão midiática no caso. Jovem segue preso desde o dia 31 de maio. (Foto: Minamar Júnior)
Advogado de Richard questionou pressão midiática no caso. Jovem segue preso desde o dia 31 de maio. (Foto: Minamar Júnior)

O Tribunal de Justiça negou por unanimidade o pedido de habeas corpus da defesa do jovem Richard Ildivan Gomide Lima, 21 anos, que matou o segurança Davi Del Valle Antunes, de 31 anos, em um acidente de trânsito na madrugada do dia 31 de maio.

Antes do parecer dos desembargadores, o advogado do jovem, Marlon Ricardo Lima Chaves, se manifestou aos magistrados. Ele começou dizendo que estava ali como “cidadão indignado pelo tratamento dado à defesa pela Justiça e pela mídia”. Marlon seguiu sustentando que isso foi que manteve a prisão de Richard.

O advogado falou ainda que a prisão não pode ser mantida porque existe a probabilidade de que o jovem seja solto ao final do processo. “Existem divergências judiciais em razão do dolo eventual. Há vários entendimentos, ele tem direito fundamental de responder em liberdade”, argumentou.

Para manter a prisão, o advogado contesta a alegação do Ministério Público Estadual, de que Richard é reincidente por ter sido multado há quatro anos por dirigir sem habilitação. Sobre isso, Marlon disse que foi um deslize.

“Fato que não é crime nem para maiores de 18 anos”, completou Marlon.

Em relação a suposta fuga, o advogado também considera questionável. Segundo ele, o estudante estava a uma quadra do acidente e os policiais nem tentaram ligar o veículo para confirmar se teve algum problema mecânico com a batida.

“Meu cliente está sendo tratado como um bandido que saiu de casa para matar uma pessoa. A lei tem que ser aplicada, mas pressão midiática não é requisito para prisão. Ele não é bandido, ele cometeu um acidente de trânsito”, declarou.

A defesa de Richard sustenta que o jovem tem bons antecedentes, é réu primário com residência fixa e trabalho lícito. Apesar de ter uma multa por dirigir sem carteira, Marlon disse que nos últimos quatro anos o rapaz não cometeu nenhum crime.

No pedido formal, Marlon contesta dizendo que há irregularidade no uso de algemas e questiona o fato do juiz pedir o parecer do Ministério Público na conversão da prisão temporária em preventiva.

Voto dos desembargadores - O relator do processo, desembargador Dorival Moreira dos Santos declarou que não houve irregularidades no flagrante nem na prisão preventiva e que a questão do dolo eventual vai ser avaliada durante o processo.

Sobre o questionamento do pedido do parecer ao Ministério Público, o desembargador disse que, embora não seja obrigatório, esse pedido é recomendado e não há o que questionar quando a isso.

O magistrado respondeu que não foi verificado constrangimento ilegal por conta da repercussão do caso na mídia e que a decisão do magistrado pela prisão preventiva é fundamentada.

O desembargador reforçou que Richard tinha bebido, estava em alta velocidade e furou o sinal na avenida principal da cidade e que no momento do acidente, uma garota de programa registrava um boletim de ocorrência contra o rapaz. “Tais fatos garantem a necessidade da ordem pública ser mantida”.

Ainda sobre a questão da prisão preventiva, Dorival Moreira dos Santos ressaltou que “não configura desrespeito ao princípio da presença de inocência”.

O advogado informou que considerou equivocada a decisão e que vai recorrer no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Caso - O acidente foi na avenida Afonso Pena, em frente ao shopping Campo Grande na madrugada do dia 31 de maio. O motociclista Davi Del Valle Antunes, de 31 anos, foi atingido pelo Punto, conduzido por Richard, enquanto esperava o sinal abrir.

Ele foi lançado a 38 metros de distância e a moto a 57 metros, conforme constatado pela perícia. O radar mostra que o carro estava a 83 km/h e furou o sinal, que estava vermelho há sete segundos. Davi voltava para a casa após o trabalho.

Em entrevista ao Campo Grande News, o preso confirmou que, antes do acidente, esteve num motel com um amigo e uma garota de programa. A confissão veio à tona depois de a prostituta ter registrado, na mesma madrugada, um Boletim de Ocorrência denunciando que a dupla tentou furtar dinheiro de sua bolsa. Ela discutiu e Richard teria mostrado uma arma de fogo.

No registro policial, consta que o universitário a ameaçou e também atirou, danificando a parede do quarto.

No dia seguinte à entrevista, Richard mudou a versão e voltou a afirmar que estava em um churrasco na noite que antecedeu o acidente. Contudo, há um comprovante do pagamento feito por Richard no motel.

O recibo do estabelecimento mostra que no apartamento foram consumidos cerveja e champanhe. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro. Contudo, foi registrado um termo de embriaguez, pois, conforme os policiais que atenderam a ocorrência, o jovem apresentava forte odor de álcool, além da voz pastosa e embargada.

Nos siga no Google Notícias