ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Justiça nega exigência de ponto eletrônico para comissionados

São funcionários que exercem funções de chefia, assessoramento e gerenciamento

Mayara Bueno | 26/09/2018 12:24
Fachada da Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis).
Fachada da Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis).

A Justiça negou pedido do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) sobre controle eletrônico para servidores comissionados da Prefeitura de Campo Grande. A justificativa é a natureza do serviço destes funcionários “vai além” do horário regular e, muitas vezes, não depende da exigência de estar dentro da repartição pública para cumprir o trabalho.

Contudo, segundo o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, a ausência do controle eletrônico não dá liberdade para faltar no serviço. “Mas, justamente num voto de confiança àquele que foi escolhido para uma função de tamanha importância como é a chefia, a direção ou assessoramento”.

A decisão cita, ainda, que o MP apontou o flagrante de um servidor comissionado cuidando de interesses pessoais em horário de trabalho, que, “sem dúvida alguma”, configura uma falta funcional. “E quem sabe até caracterizar a figura do funcionário fantasma”.

Situação essa que merece uma “avaliação pontual”, mas que não pode permitir o endurecimento do controle de frequência tal qual o pedido feito pelo Ministério Público.

Anteriormente, a Justiça havia atendido a ação e determinado o ponto, mas, em “uma reflexão mais profunda” concluiu que a não exigência de ponto ocorre em outros lugares do País.

Contudo, o magistrado deixa claro que livrar o servidor do controle não significa que, se houver flagrante de desrespeito à jornada de trabalho, não “possam estar sujeitos à responsabilização por ilicitude ou por improbidade administrativa”.

A ação, ingressada em dezembro de 2016, era específica sobre um servidor, ainda na gestão do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), e pedia que fosse extinto um decreto municipal, que livra comissionados do ponto eletrônico.

Nos siga no Google Notícias