ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Justiça quer implantar cinco Centros de Soluções de Conflitos no interior

Thiago de Souza | 08/07/2015 21:27
Trabalho do Desembargador fomenta conciliação e mediação de conflitos no Estado. (Foto: Divulgação TJMS)
Trabalho do Desembargador fomenta conciliação e mediação de conflitos no Estado. (Foto: Divulgação TJMS)

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) pretende instalar, até o final do ano, cinco Centros de Solução de Conflitos no interior do Estado. As comarcas contempladas são Corumbá, Naviraí, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã.

A ação é desenvolvida pelo NUPEMEC (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos). De acordo com o Desembargador Romero Osme Dias Lopes, coordenador da área de mediação do NUPEMEC, o trabalho faz parte da grande mudança na cultura da judicialização em Mato Grosso do Sul, que pretende fomentar a mediação e conciliação como formas alternativas de soluções de conflitos e pacificação dos contendores.

O Desembargador Dias Lopes, realiza palestras em diversas comarcas do interior do Estado numa ação que antecede a instalação dos centros de conciliação. O magistrado ressalta a importância e o objetivo do programa. "Estes métodos consensuais de solução de conflitos vieram, não para substituir inteiramente a sentença, mas em alguns casos, têm o condão de pacificar um conflito que não terminaria com a decisão de um juiz", destaou o Desembargador.

Segundo o TJMS, as ações pelo interior do Estado completam os trabalhos já iniciados com bastante êxito em Campo Grande, que conta com quatro CEJUSCS (Centros Judiciários da Soluções de Conflitos e Cidadania).

A Justiça de Mato Grosso do Sul quer estender o serviço a todas as comarcas do Estado, conforme prevê resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Nos siga no Google Notícias