A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

23/05/2011 20:59

Lançamento de obras do Aquário do Pantanal reúne 2 mil pessoas nos altos da Afonso Pena

Fabiano Arruda e Italo Milhomem

Governador André Puccinelli assinou ordem de serviço nesta noite

Governador diz que aquário será marca do Pantanal. (Foto: João Garrigó)Governador diz que aquário será marca do Pantanal. (Foto: João Garrigó)
Assinatura de ordem de serviço dá início para obras que devem terminar ao final de 2013.Assinatura de ordem de serviço dá início para obras que devem terminar ao final de 2013.

Cerca de duas mil pessoas prestigiaram a solenidade de assinatura de ordem de serviço do Aquário do Pantanal na noite desta segunda-feira nos altos da avenida Afonso Pena em Campo Grande. O evento ainda conta com show do cantor Almir Sater.

Participaram da solenidade o governador André Puccinelli e o prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho, ambos do PMDB; a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti; o ministro do Turismo, Pedro Novaes; o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Olival Freire Junior, além de integrantes da bancada federal de Mato Grosso do Sul e deputados estaduais.

Puccinelli destacou que a obra será a marca do Pantanal, que tem 70% do território em Mato Grosso do Sul. O governador também lembrou que o projeto surgiu há seis anos por meio do prefeito Nelsinho Trad, que apresentou após realização de pesquisa qualitativa sobre o projeto com a população campo-grandense.

Ideli Salvatti destacou a obra e defendeu a ampliação da pesca no Estado. “Mato Grosso do Sul é conhecido como a terra do boi e da soja, mas como este centro de pesquisa, o Estado será conhecido como os rios de peixe”, afirmou.

Já o ministro do Turismo, Pedro Novaes, comentou que o Pantanal é um atrativo turístico nacional que “poucos brasileiros conhecem” e que o aquário vai potencializar a divulgação do Pantanal e do Estado.

Por sua vez, Olival Freire Junior, do Ministério de Ciência e Tecnologia, ressaltou a iniciativa e a intitulou como pioneira no País. Sobre investimentos da pasta no projeto, Olival diz que por enquanto não há previsão, mas que podem ocorrer futuramente, pois a “proposta se encaixa no perfil (do ministério), que é de preservação da diversidade (fauna e flora) brasileira”.

Depois das assinaturas da ordem de serviço, as autoridades percorreram o centro de visitação que possui uma réplica do que será o aquário. As visitas foram liberadas a partir de hoje e terão entrada gratuita.

Aquário do Pantanal - Os 18,6 mil metros quadrados de área a ser construída para o Aquário do Pantanal são equivalentes a duas praças Belmar Fidalgo, tamanho que terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia.

As dimensões do projeto são apostas para alavancar o turismo de Campo Grande, cidade vista apenas como passagem do público que explora belezas de municípios como Bonito e Corumbá.

O total de área reservado para o aquário, que deve entrar em operação ao final de 2013, vai abrigar 24 tanques de aquários, que concentrarão 6,6 milhões de litros de água, o que o torna maior aquário de água doce do mundo.

O volume de bilhões de litros de água comportará 7 mil animais, subdivididos em mais de 200 espécies (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos). Os números grandiosos têm a intenção simples e objetiva: tornar o aquário o maior referencial do País em consulta científica da fauna e flora da região pantaneira.



Decerto a construção do Aquário é a prioridade em nosso Estado ao invés dirimir o caos em que se encontra a Santa Casa entre outros... É um descaso com a população que necessita de atendimento médico-hospitalar, educação, segurança... Se a população estiver "doente" não poderá visitar o aquário... estará esperando atendimento e se não morrerem pelos corredores dos Hospitais, um dia, quem sabe, poderão ver os "peixinhos" nadando... Porque não constroem um Circo??? Já sei!!! Não terá espaço no picadeiro para tantos "palhaços" (o povo)...
 
Hugo Pereira em 25/05/2011 10:26:19
Infelizmente quem lê jornais não elegem ninguém, quem os elegem é os limpa a bunda com ele.
 
osmiro capistrano da costa em 24/05/2011 12:57:41
Turismo é mais importante que Saúde, Moradia, Emprego, Segurança? Tá tudo errado mesmo! VIVA O MATO GROSSO DO SUL! VIVA O BRASIL!
 
JULIANO MACEDO em 24/05/2011 12:10:01
Concordo plenamente com os comentários dos colegas leitores, pois também vejo muitas prioridade urgentíssimas em Campo Grande!!! Saúde tá um caos....médicos mal remunerados, professores mal remunerados, Policiais mal remunerados....!!!! Enquanto isso se faz um aquário de MILHÕES, para garantir lazer!!! Primeiro as necessidades básicas e depois o Lazer.....Foi assim que aprendi nas lições de casa!!! Caros GOVERNANTES, brincam com o POVO!!!! QUERIA SABER POR QUE OS GOVERNANTES GOSTAM TANTO DE OBRAS???? FICA AÍ A PERGUNTA......AQUELES QUE PUDEREM REFLITAM.....
 
José Barros em 24/05/2011 11:39:05
Enquanto isso o Estado naufraga por falta de dinheiro para saude,segurança e educação.Pobre de nós contribuintes com um governo tão mediocre!
 
Paulo Ramos em 24/05/2011 11:23:58
Empreiteira não investe em campanha política à toa! Por isso vemos coisas desse tipo. O Hospital Trauma de Campo Grande vai sair, mas está a passos lentos, pois se tivesse uma verba dessas, a Santa Casa, o HU e o HR prestariam melhor seus serviços. É mais uma obra para massagear os egos megalomaníacos dos nossos políticos coronelistas. E ao povo, PÃO E CIRCO
 
adalberto rebelo em 24/05/2011 11:22:22
CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTARIO DO NOSSO AMIGO EDDIE ALESSANDRO ......É UMA PENA QUE ELS NAO ENXERGAM ISSO .....O QUE ELES QUEREM SE AUTO PROMOVER ......SE MOSTRAR .... GANHAR PRESTIGIO DO POVO QUE AO MEU VER NAO PENSA ......INFELISMENTE ESSES POLITICOS ESTAO AI ....BANDO DE CARAS DE PAU......
 
ROGERIO PAULO em 24/05/2011 09:18:32
Se eles cuidarem do aquário como cuidam do Cras, em pouco tempo vai fugir peixe! Podiam se importar, primeiro, em arrumar os barrancos da beira rio, que a cada dia a cratera aumenta.

É grana de mais! Aquário não devia ser prioridade nessa cidade!



 
Mariana Duenha em 24/05/2011 08:44:40
pq os ilustres governadores nao tentam tornar a saude de campo grande e do estado um referencial para todo o pais hein...tanto dinheiro num aquario e o povo morrendo nas filas do SUS...misericordia!!!!
 
lucyneide santos em 24/05/2011 08:38:13
hoje os animais tem mais importância ao poder publico do que as pessoas, afinal os peixes não vão ver os erros políticos, mas afinal quem os coloca no poder os animais ou o povo???
que bom que vai aumentar em 30% o publico turístico em Campo Grande, mas devera arrumar um campo do tamanho do Belmar, para construir cemitério pois se estando o estado com tanta escassez na Área da saúde imagine agora com tamanho investimento em um aquário, resumindo aumenta-se 30% de turista e 60% da população morrem!!!
 
Keila Lopes Pereira em 24/05/2011 02:58:43
imagine esse dinheiro todo la na santa casa???
 
marcelo crystiano de oliveira em 24/05/2011 01:00:06
Peça vênia para corrigir meu comentário anterior, o valor da obra é 84,5 milhões e não 7 milhões (esses são litros de água potável) que vai para encher os aquarios.
 
Eddie Alessandro em 23/05/2011 11:25:29
Eu li uma reportagem a pouco dizendo que um rapaz baleado na cabeça estava numa fila de espera de leitos de UTI, que maquinas de exames da Santa Casa estavam quebradas, que quem faz hemodiálise faz uso de maquinas do tempo da pedra, enquanto novas custam 45 mil, que pessoas precisam de remédio, proteses e ficam muito tempo sem ou entram na justiça...então, quando vejo o senso de prioridade, fazer um aquário de 6 milhões ou 7 milhões, enquanto pessoas morrem sem o mínimo de dignidade, acho isso um contrasenso, a prioridade deve ser sempre a vida, o lazer pode esperar quando pessoas agonizam de cancer e necessitando de transplante e ainda tem que buscar em outro estado um modo de aliviar suas dores...a vida está dificil até para os animais que trocaram suas liberdades por tanques para satisfazer a curiosidade humana.
 
Eddie Alessandro em 23/05/2011 11:18:16
ELES TINHA QUE GASTAR ESSE DINHEIRO COM A SAUDE?????
 
maquima de suco em 23/05/2011 10:04:30
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions