A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

23/12/2014 15:42

Ligação irregular na rede de esgoto causa vazamento na Fernando Corrêa

Viviane Oliveira
Vazamento de esgoto causou transtorno durante chuva nesta segunda-feira. (Foto: divulgação/Águas Guariroba) Vazamento de esgoto causou transtorno durante chuva nesta segunda-feira. (Foto: divulgação/Águas Guariroba)

Durante a chuva de ontem (22), vazamento de esgoto espalhou mau cheiro e água contaminada por toda a Avenida Fernando Corrêa da Costa, embaixo do pontilhão da Avenida Noroeste, em Campo Grande. O motivo foi o excesso de água da chuva na tubulação provocado por ligações irregulares na rede de esgoto.

De acordo com a Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e de esgotamento da Capital, o número de ocorrências de vazamento de esgoto salta de 11 para 25 casos por dia nos períodos chuvosos.

A engenheira Francis Moreira Faustino, técnica responsável pelo setor de esgotamento sanitário, explica que o problema ocorre devido as ligações irregulares de água de chuva direto na rede de esgoto. “O volume de água aumenta em torno de 20% dentro da rede coletora, que acaba extravasando em muitos pontos da cidade. Isso pode gerar, inclusive, retorno do esgoto para dentro das residências”, explica.

Com as ligações irregulares, junto com toda a água das calhas e dos quintais, também entram na rede terra, pedras, folhas e lixo. “Isso acumula dentro da rede coletora de esgoto, que tem um diâmetro dimensionado para receber apenas esgoto doméstico, causando o entupimento da tubulação”, completa a engenheira da Águas Guariroba.

Além de vazamentos, o uso incorreto da rede de esgoto pode gerar transtornos como mau cheiro dentro da residência e entupimento dos sanitários e ralos. O correto é que se direcione a água de chuva para a drenagem ou galeria de águas pluviais.

Outra medida simples que contribui para o bom funcionamento da rede de esgoto é não jogar restos de alimento e óleo na pia da cozinha ou lixo nos ralos e vaso do banheiro. Por mês, a Águas Guariroba retira 122 toneladas de lixo das tubulações, estações elevatórias e estações de tratamento de esgoto. A recomendação é para quem encontrar a rede de esgoto vazando que entre em contato com a Águas Guariroba pelo telefone 0800-642 0115 ou 115 para solicitar a manutenção.

Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions