ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Limpeza de áreas para instalação de outdoors pode causar desmoronamentos

Alan Diógenes | 30/06/2015 20:32
Para instalação dos outdoors, empresas utilizam veneno para matar o mato. (Foto: Marcos Ermínio)
Para instalação dos outdoors, empresas utilizam veneno para matar o mato. (Foto: Marcos Ermínio)
Fato pode causar desmoronamento do solo, segundo ambientalistas. (Foto: Marcos Ermínio)
Fato pode causar desmoronamento do solo, segundo ambientalistas. (Foto: Marcos Ermínio)

O crescimento de Campo Grande tem atraído diversas empresas para a cidade e para sobreviver a concorrência os empresários apostam na propaganda. Até aí tudo bem, mas de uns anos para cá o fato tem causado uma série de danos ambientais nos locais onde os outdoors são instalados.

Para ter uma visualização mais abrangente dos painéis, as empresas estão limpando estas áreas e exterminando o mato com veneno. Segundo ambientalistas, a atitude pode causar desmoronamentos, tornar o solo infértil, além de oferecer risco à população.

“É uma prática preocupante porque tira toda a proteção do terreno. Utilizar veneno deixa o solo infértil. Sem falar que esses venenos ilegais muito utilizados ultimamente pode trazer danos a saúde de pessoas e animais que tiverem contato com a substância”, explicou o coordenador do Fórum do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul, Haroldo Borralho.

Na Avenida Ricardo Brandão, que desmoronou em diversas partes em 2010, existem diversos terrenos limpos para a instalação de outdoors. O fato aumenta ainda mais a chances de desmoronamento, como houve nesta época, em que até mesmo o trecho da Avenida Ceará e da queda da quadra de esportes de um conjunto residencial desabou.

O ambientalista Haroldo informou que é proibido por lei limpar encostas de avenidas ou colocar fogo na vegetação. Para ele, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) deveria ter uma fiscalização mais “dura” com as empresas que cometem tal ato.

“Deveriam chamar essas empresas para um diálogo, multar ou usar outro método. Até mesmo porque esses outudoors causa poluição visual e esconde todo o verde que a natureza nos dá”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias