ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Mães perdem dia de trabalho para tentar vagas em escolas perto de casa

Secretaria explica que as vagas variam de acordo com a disponibilidade nas escolas e que nem sempre as crianças vão conseguir ficar por perto

Bruna Pasche | 23/01/2019 13:06
Auditório da secretaria ficou lotado com pais e mães sentados nas cadeiras, no chão e em pé. (Foto: Marina Pacheco)
Auditório da secretaria ficou lotado com pais e mães sentados nas cadeiras, no chão e em pé. (Foto: Marina Pacheco)

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) amanheceu lotada, nesta quarta-feira (23), de mães a procura de matrícula para vagas remanescentes, de informação e na tentativa de conseguirem vagas em colégios mais próximos de onde moram. A secretaria, no entanto, já explicou que não é possível atender a todas e que as crianças são encaminhadas para escolas que disponibilizam da vaga.

É o caso da auxiliar administrativa, de 34 anos, que preferiu não se identificar. Ela conta que selecionou três escolas próximas de casa para que o filho de 6 anos pudesse estudar, mas ao consultar o colégio escolhido, não teve o pedido atendido. “Eles colocaram um colégio muito longe e é a segunda vez que isso acontece. No ano passado, eu não consegui mandar ele para a escola porque era muito longe e não tinha quem levasse e buscasse ele”, contou.

A auxiliar pontua ainda que neste caso não perdeu o dia de trabalho porque está de férias, mas que chegou ao local por volta das 8h30 e às 12h não tinha previsão de ser atendida.

Já a atende de farmácia, de 26 anos, já avisou que não poderia ir trabalhar hoje porque havia chegado ao local às 8h e pegou a senha 1.343. Às 11h, ainda estavam chamando a senha 600. “Acho isso um desrespeito com quem tem outros compromissos, até porque nós estamos com sede porque a água é quente e o ar não está suportando o tanto de gente que tem aqui”, disse.

A chefe da Divisão de Matrículas da Reme (Rede Municipal de Ensino), Adriana Cedrão, explicou que foi montada uma força-tarefa para atender a população. Os cerca de 70 atendentes chegaram por volta das 5h30 e começaram a distribuição das 1,5 mil vagas disponíveis para hoje. Nesta quinta-feira (24), mais 1,5 mil serão entregues no local. O atendimento segue até as 17h30.

“A gente tem condições de atender todos os estudantes, mas infelizmente nem sempre é na escola que eles querem”, respondeu a responsável pela reclamação. Adriana pontuou ainda que os pais devem ficar atentos aos prazos e serviços, já que muitos poderiam ter evitado a fila fazendo a matrícula anteriormente ou tirando dúvidas pela internet.

Chefe da Divisão de Matrículas da Reme, Adriana Cedrão, explica que alunos são encaminhados conforme disponibilidade de vagas das escolas. (Foto: Marina Pacheco)
Chefe da Divisão de Matrículas da Reme, Adriana Cedrão, explica que alunos são encaminhados conforme disponibilidade de vagas das escolas. (Foto: Marina Pacheco)

“Nós atendemos vários pais que vieram só para ver para onde o filho foi encaminhado e isso dá para consultar pela internet. Atendemos também muitas pessoas que vieram saber de matrícula do ensino médio, sendo que o nosso atendimento é só até o fundamental”, disse.

A secretaria ressaltou que os pais que foram contemplados com vagas nas Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), antigos Ceinfs (Centros de Educação Infantil), têm até esta sexta-feira (25) para efetivar a matrícula, pessoalmente, no local designado.

“No ano passado disponibilizamos mais de 5 mil vagas e 3 mil pais perderam o prazo e voltaram para a fila de espera. Não adianta só fazer a inscrição pela internet, tem que ir até o local efetivar a matrícula”, alerta Adriana.

Nos siga no Google Notícias