A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

15/05/2015 13:04

Maio Amarelo reúne 60 mil alunos em atividades de conscientização

Flávia Lima
Alunos panfletaram em frente escola pedindo respeito às leis de trânsito. (Foto:Marcos Ermínio)Alunos panfletaram em frente escola pedindo respeito às leis de trânsito. (Foto:Marcos Ermínio)

Depois de “estacionar” dezenas de cadeiras de rodas em vagas para veículos na região central, o Maio Amarelo voltou às ruas nesta sexta-feira (15) com o “Dia D” do movimento, realizando ações com a participação de alunos da rede particular de ensino da Capital. Durante todo o dia as atividades irão reunir pelo menos 60 mil estudantes de 40 escolas, incluindo universidades.

Com o apoio do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), as instituições de ensino particulares estão entregando aos pais e alunos, panfletos com orientações sobre trânsito seguro. O lançamento das atividades aconteceu no final da manhã de hoje na escola Mace, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, Centro. Cerca de 200 alunos do Ensino Médio interditaram uma faixa da avenida com o apoio de agentes de trânsito e abordaram os motoristas entregando folders educativos.

Junto com professores e funcionários da escola, os agentes e policiais do Batalhão de Trânsito falaram sobre o Movimento, que visa reduzir e prevenir acidentes envolvendo veículos nas principais cidades do mundo.

Foram entregues fitas amarelas e folhetos informativos. para abordar o tema trânsito nas mais variadas esferas, promovendo uma mudança de atitude. As escolas que aderirem ao movimento junto ao Sinepe/MS (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul) deverão adquirir uma flâmula divulgando o tema do Maio Amarelo e fixá-la na frente da instituição.

De acordo com a presidente do Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul), Maria da Glória Paim Barcellos, do dia 18 ao dia 30 deste mês, as escolas farão atividades pedagógicas focadas nas dez dicas de segurança de trânsito destacadas no folheto explicativo, que abordam desde o respeito às vagas especiais até a obrigatoriedade de equipamentos de segurança por motociclistas.

O vice-diretor da Mace, Wilson Buzinaro, destacou que a escola mantém parceria com a Agetran, participando com frequência de concursos e atividades relacionados ao tema. “É importante desenvolver essas ações porque em casa elas são repassadas aos pais pelos filhos”, afirma. Ele explica que as atividades são desenvolvidas respeitando a faixa etária das crianças.

Os alunos do Jardim ao 5º ano criam cartazes e desenhos alusivos ao tema, já os estudantes a partir do 6º ano desenvolvem redações e debates a partir de vídeos e matérias publicadas na mídia. “Com eles conversamos sobre estatísticas e aprofundamos a questão da violência nas ruas”, revela o professor.

Da mesma opinião compartilha o agente de fiscalização Emerson de Almeida. Ele destaca a importância de um trabalho conjunto, reunindo ações educativas e policiamento, já que, segundo ele, nem todos os motoristas são sensíveis às campanhas de orientação. “Infelizmente nem todos tem consciência da necessidade de dirigir com cuidado”, afirma.

João Paulo, 6, já aprendeu as regras de trânsito e diz que será um bom motorista. (Foto:Marcos Ermínio) João Paulo, 6, já aprendeu as regras de trânsito e diz que será um bom motorista. (Foto:Marcos Ermínio)
Marian Carter, Ana Clara Piovesan e Giovanni Mengon destacam a necessidade de mais ações. (Foto:Marcos Ermínio) Marian Carter, Ana Clara Piovesan e Giovanni Mengon destacam a necessidade de mais ações. (Foto:Marcos Ermínio)

Futuros motoristas - Para os alunos que participaram da ação na manhã de hoje, é preciso mais atividades para sensibilizar os motoristas. “Alguns reclamaram porque o trânsito ficou lento”, disse a aluna Ana Clara Piovesa, 14. No entanto, ela e a amiga Marian Carter, 14, acreditam que a maioria aprova essas intervenções. “Muitos motoristas não se importam em cometer infrações porque o valor das multas é baixo”, diz.

Para o estudante Giovanni Mengon, 15, a falta de respeito é a maior causadora de acidentes e brigas no trânsito. “Se tivesse mais respeito não haveria tantos problemas e teríamos mais paz”, destaca.

E a lição foi aprendida até pelos pequenos. Mesmo sem participar da panfletagem, o pequeno João Paulo Szukala, 6, não cansava de lembrar os amigos que “passar no sinal amarelo é errado”. Mesmo se divertindo com a ação, ele disse que em casa sempre fala para os pais sobre as orientações que recebe na escola.

As atividades prosseguem à tarde, entre 15 e 16 horas, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, com mais uma abordagem educativa. Dessa vez os alunos do Jardim e Ensino Fundamental farão a panfletagem.

As ações do Maio Amarelo continuam no domingo (17), onde o Detran-MS, em parceria com o Rotary, desenvolve atividade para destacar o tema “Segurança Viária”, a partir das 8 horas, na avenida Afonso Pena com a rua 13 de Maio. Com entrega de panfletos educativos e adesivos, os técnicos vão chamar a atenção para os índices de mortes e feridos no trânsito.

Funcionários e professores da escola enfatizaram em mensagem o objetivo da campanha. (Foto:Marcos Ermínio)Funcionários e professores da escola enfatizaram em mensagem o objetivo da campanha. (Foto:Marcos Ermínio)


Considero a campanha valida e ótima para a formação dos alunos, mas passo perto dessa escola todo dia, e percebo a imprudência dos pais, que insiste em estacionar e fila dupla ou ficar parado longe do meio fio, atrapalhando o transito, pior que a desculpa de que e rapadinho nem cola, pois os pais ficam de despedindo dos seus filho pelo menos de 5 a 7 minutos, e a fila fica enorme. Os educadores deveriam dar uma palestra para os pais sobre essa infração. O pior que nessa via tem duas escolas que no horário das 6:50h a 7:15h, fica impossível passar perto da escola e as vezes os motorista que não tem nem filho para desembarcar acaba que as fezes ficando presso no meio desses carros, por conta da grande movimentação da avenida.
Vamos arruma a casa antes de olhar a casa alheia.
 
Jucicleia em 22/05/2015 08:29:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions