ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Marido diz que tentou teleconsulta para salvar mulher da covid e ninguém atendeu

“A minha revolta é que eles deram um número caso acontecesse alguma coisa grave, e não atenderam quando a gente ligou”, disse

Izabela Sanchez e Bruna Marques | 05/06/2020 11:48
Olhos vermelhos de quem divide espaço no peito para tristeza e revolta (Foto: Henrique Kawaminami)
Olhos vermelhos de quem divide espaço no peito para tristeza e revolta (Foto: Henrique Kawaminami)

Revolta se mistura à tristeza na manhã desta sexta-feira (5) no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Campo Grande, onde a covid-19 fez sepultar nova vítima e também juntou poucos presentes para se despedir Marilda Monteiro de Souza, que aos 51 anos é a oitava pessoa a morrer da doença em Campo Grande. Evandro Pereira de Lima, 41, quer respostas. O marido diz que após orientação de acionar o serviço de teleconsulta para covid, tentou e tentou e tentou, mas ninguém atendeu para socorrer a esposa.

Ele acusa que a escalada rápida da infecção, que levou a esposa 45 minutos depois de chegar à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida, só ocorreu porque o casal foi orientado a acionar primeiro o serviço à distância, que não atendeu.

Adeus de longe e flores de plástico para Marilda (Foto: Henrique Kawaminami)
Adeus de longe e flores de plástico para Marilda (Foto: Henrique Kawaminami)

“A minha revolta é que eles deram um número para ligar caso acontecesse alguma coisa grave e não atenderam quando a gente ligou. Ela vai me fazer muita falta porque era minha parceira, 22 anos não são 22 dias”, declarou.

Visita contaminada – O operador de máquinas disse que vive em propriedade rural de Campo Grande, na região do InduBrasil, onde a esposa trabalhava como doméstica. Ele não detalhou, mas contou que os sintomas vieram depois de uma visita de casal “que não sabia que estava com covid-19”, à fazenda, no dia 16 de maio.

Adeus cinzento nesta sexta-feira (Foto: Henrique Kawaminami)
Adeus cinzento nesta sexta-feira (Foto: Henrique Kawaminami)

No dia 19, três dias depois, ele disse que a esposa já apresentou os sintomas e ele então a levou para o centro de triagem do Aero Rancho, improvisado no Parque Ayrton Senna. Atendida e testada, ele conta que recebeu ligação nesta segunda (1), confirmando o diagnóstico da esposa para a doença do novo coronavírus.

Comunicado do diagnóstico, ele diz que a esposa não foi monitorada e que eles foram orientados a seguirem em isolamento e acionarem o número da teleconsulta, conforme disse Evandro. “Falaram que tinha que ficar em isolamento, usar máscara”, comentou.

“Ela estava reagindo bem”, emendou ele.

Evandro afirma que a piora veio nesta quinta-feira (4), quando Marilda, por volta das 6h30, começou a sentir muitos calafrios e falta de ar. “Cansei de ligar e ninguém atendeu”, disse ele. Com as tentativas em vão, resolveu trazê-la para a UPA Vila Almeida onde Marilda faleceu em apenas 45 minutos.

Ninguém proíbe abraço quando a dor é muito grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Ninguém proíbe abraço quando a dor é muito grande (Foto: Henrique Kawaminami)

“Ela que cuidava dos meus filhos, de mim e da nossa casa”, relatou, emocionado.

Marilda deixa três filhos, um jovem de 19, uma adolescente de 17 e uma criança de 12.

A despedida teve a presença de menos de 20 pessoas. Os meninos dela, a cunhada, Evandro...todos emocionados juntaram-se em um abraço. Assistindo ao corpo ser sepultado de longe, o enterro parecia a despedida num porto onde um navio vai indo aos poucos, levando alguém que se ama, e ninguém pode chegar mais perto.

“É importante que as pessoas fiquem em casa, o casal não sabia e tirou a vida da minha esposa”, disse Evandro.

Nos siga no Google Notícias