ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Médico terá que pagar R$ 5 mil por erro em dose de medicamento

Alan Diógenes | 12/05/2015 21:26

Um médico terá que pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a mãe e filho por errar na hora de digitar uma receita médica que indicou super dosagem de medicamento, causando riscos e transtornos á família. A sentença foi proferida pela 10ª Vara Cível de Campo Grande.

Conforme a mãe da criança, no dia 11 de setembro de 2013 levou seu filho até o consultório do médico, porque a criança estava com dor de ouvido, tendo sido diagnosticada com uma infecção no referido órgão. Quando retornou ao consultório, o médico teria verificado que a infecção não havia sumido completamente, prescrevendo à autora a aplicação de dois medicamentos.

Ela afirmou ainda que 10 dias após a consulta, notou que seu filho começou a engordar e apresentar muito inchaço na região do estômago e barriga, além de urinar com maior frequência e apresentando boca branca e cheia de feridas. Em contato com um pediatra, ela descobriu que o médico havia dado de 11 ml do medicamento Decadron, uma vez que o indicado seria 1ml.

Em sua defesa o médico afirmou que a receita foi transcrita para uma datilografada como de costume, que foi lida e explicada em voz alta e num vocabulário de fácil compreensão. Além disso, afirmou que durante o retorno do paciente, pediu que fosse mantida a medicação na mesma dosagem da prescrita anteriormente, ocasião em que houve o erro datilográfico o qual não foi percebido por nenhuma das partes.

A juíza titular da vara, Sueli Garcia Saldanha, acatou o pedido impetrado pela mãe da criança. “O erro é notável, através da confessa digitação errônea por parte do réu, o doseamento da medicação mais que decuplicou, e o que era para ser 1ml tornou-se 11ml. Uma lástima, ainda mais se tratando de paciente infante, que, por óbvio, necessita de cuidados que transbordam aos da mera cautela direcionada aos adultos”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias