ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  05    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Mesmo com nuvens, superlua aparece no céu de Campo Grande

Fenômeno deixa o satélite mais brilhante e pode ser observado a olho nu

Por Gustavo Bonotto | 05/11/2025 21:24
Mesmo com nuvens, superlua aparece no céu de Campo Grande
Lua cheia é vista no céu de Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida)

Mesmo com previsão de chuva, quem olhar para o céu de Campo Grande nesta quarta-feira (5) poderá ver a segunda superlua do ano. O fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com o ponto de maior aproximação da Terra, fazendo com que pareça maior e até 30% mais brilhante.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A segunda superlua de 2023 poderá ser vista nesta quarta-feira (5) em Campo Grande, mesmo com previsão de chuva. O fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com sua maior aproximação da Terra, aparentando ser maior e até 30% mais brilhante que o normal.Segundo o Observatório do Valongo da UFRJ, a Lua surgiu no horizonte às 18h45 e poderá ser observada durante toda a noite. Os astrônomos recomendam a observação nos intervalos sem chuva, especialmente após o pôr do sol, quando o brilho é mais intenso. Esta será a penúltima superlua do ano, com a última prevista para 4 de dezembro.

De acordo com o Observatório do Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a Lua surgiu no horizonte por volta das 18h45 e pode ser observada durante toda a noite, dependendo das nuvens.

A recomendação dos astrônomos é tentar observar o fenômeno nos intervalos sem chuva, principalmente logo após o pôr do sol, quando o brilho do astro é mais intenso e o céu ainda mantém tonalidades alaranjadas, momento ideal para registros fotográficos.

Mesmo com nuvens, superlua aparece no céu de Campo Grande
Fenômeno pode ser visto a olho nu. (Foto: Juliano Almeida)

Essa será a penúltima superlua de 2025. A próxima e última está prevista para o dia 4 de dezembro. Em ambas as datas, a visibilidade depende das condições meteorológicas de cada região.

O termo “superlua” é usado quando o satélite atinge o ponto mais próximo da Terra durante a fase cheia. O fenômeno, apesar de não ser raro, sempre chama atenção de observadores e curiosos pela aparência ampliada e o brilho mais forte.

Além da superlua, novembro ainda reserva outro evento astronômico: o pico da chuva de meteoros Leônidas, previsto para o dia 17, nas primeiras horas da madrugada.

Mesmo com nuvens, superlua aparece no céu de Campo Grande
Nuvens não impedem superlua de brilhar sobre Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida)

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.