ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Mesmo durante feriados, banco de leite do HU estará aberto para doações

Flávia Lima | 22/12/2015 08:43
Banco de leite do HU também terá regime especial de atendimento. (Foto:Divulgação)
Banco de leite do HU também terá regime especial de atendimento. (Foto:Divulgação)

Nãos são apenas os estoques dos bancos de sangue que ficam prejudicados com as festas de final de ano. Nos bancos de leite a situação também pode se tornar caótica com a falta de doações nessa época do ano.

Para suprir a demanda, o do HU também irá trabalhar normalmente nos feriados, porém, nos dias 25, 26, 27 e 1º, não haverá o serviço de coleta em domicílio. As doadoras precisarão ir até o HU no horário das 7 às 17 horas. A coleta em casa funcionará até o meio-dia de quinta-feira (24) e meio-dia do dia 31.

Segundo a técnica do banco de leite do Hospital Universitário, Elisabete Kamiya, atualmente o hospital consegue coletar, por dia, 1900 ml de leite, mas para alimentar os bebês da UTI Neonatal, são necessários 2500 ml.

Ela ressalta que até semana passada o estoque era suficiente para atender por dez dias. Na Capital ainda existem os bancos de leite da maternidade Cândido Mariano, Hospital Regional e Santa Casa, porém o banco do HU é considerado referência no Estado.

Para doar, a mãe precisa estar com boa saúde e ter excedente de leite. O HUMAP desloca equipes para ir até a residência das lactantes para ensinar a ordenhar o leite. A coleta é realizada uma vez por semana por uma equipe do Corpo de Bombeiros na casa das doadoras cadastradas.

As interessadas podem entrar em contato com o Banco de leite do Hospital Universitário pelo telefone 3345-3027

SangueO Hemosul também atenderá em horário especial. Na quinta-feira (24), véspera de Natal, os doadores poderão procurar o banco das 7 horas ao meio-dia. Já no banco de coleta da Santa Casa de Campo Grande, outro posto importante, o atendimento ocorre até às 11 horas.

As maiores demandas são de bolsas sanguíneas do tipo O negativo e O positivo. Outro fato que dificulta a liberação imediata dessas bolsas é a epidemia de dengue no Estado, que vem obrigando os bancos a realizar um período de quarentena de sete dias para observar se o doador não apresenta sintomas da doença, do zika vírus ou da febre chikungunya.

“As bolsas do tipo O negativo se encontram em um estoque abaixo do estratégico, onde o mínimo seria 56 bolsas, porém estamos apenas com 12. Já para o tipo O positivo estamos com 250 bolsas em estoque, sendo o ideal 360. Precisamos aumentar estas doações devido ao abastecimento às unidades de saúde que atendem pacientes em casos emergência”, disse a gerente técnica do Hemosul, Marina Sawada.

O Hemosul está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, nº 1304. Mais informações pelo telefone: (67) 3312 1500. 

Nos siga no Google Notícias