A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

29/10/2015 08:43

Em estado de emergência, Hemosul faz apelo por estoque no feriadão

Flávia Lima
Estoques estão baixos e centro faz apelo a população. (Foto:Divulgação)Estoques estão baixos e centro faz apelo a população. (Foto:Divulgação)

Com o estoque de sangue das tipagens O positivo e O negativo em nível crítico, o Hemosul faz campanha para os doadores procurarem o local até esta quinta-feira (29), já que o feriado do Dia do Servidor foi transferido para esta sexta-feiro (30) e com isso, as doações não poderão ser feitas.

A maior preocupação é com o feriado prolongado, principalmente porque, desde que retomou o funcionamento em agosto, o número de doações continua baixo, com média de 80 bolsas pro dia, sendo que o ideal são 120.

A situação é tão alarmante que na terça-feira (20), o centro estava com 150 bolsas da tipagem O positivo e já na quarta-feira, fechou com apenas 20.

De acordo com a coordenação do Hemsoul, a queda foi repentina devido a grande demanda de pacientes na Capital e interior, fato que pode se repetir em períodos de feriados, uma vez que o número de acidentes nas estradas é preocupante.

Mesmo abrindo no sábado, o apelo para os doadores procurem o centro até esta quinta-feira é pelo fato de que muitas pessoas devem deixar a Capital até segunda-feira (2), com isso as doações no sábado podem ser baixas.

A quantidade ideal para atendimento é de 180 bolsas em estoque estratégico. O centro informou que trabalha para não ter emergências, mas elas são inevitáveis quando a demanda excede uma determinada tipagem, pois não tem como prever a internação simultânea de vários pacientes do mesmo tipo sanguíneo.

Apesar de o Hemsoul precisar das tipagens O positivo e O negativo, a coordenação ressalta que as doações de todas as tipagens são bem-vindas, devido aos índices baixos.

Funcionamento - O Hemosul funciona até às 17 horas nesta quinta-feira e no sábado (31) das 7 horas ao meio-dia. O centro volta a abrir apenas na terça-feira (3). O Banco de Sangue da Santa Casa abre na sexta (30) normalmente e o Núcleo do Hospital Regional e os do interior até esta quinta-feira. Eles fecham no fim de semana e só reabrem na terça. Já em Dourados funciona nesta quinta, no sábado e depois na terça pela manhã. 



Se tivessemos a mentalidade dos americanos onde tudo que voce fornece voce recebe algum valor por isso não faltaria sangue nos bancos nunca. Mas a mentalidade aqui é que voce tem que "doar" tudo enquanto o governo só tira e nunca doa nada, só para os politicos.
 
Max em 29/10/2015 12:42:19
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions