ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Em estado de emergência, Hemosul faz apelo por estoque no feriadão

Flávia Lima | 29/10/2015 08:43
Estoques estão baixos e centro faz apelo a população. (Foto:Divulgação)
Estoques estão baixos e centro faz apelo a população. (Foto:Divulgação)

Com o estoque de sangue das tipagens O positivo e O negativo em nível crítico, o Hemosul faz campanha para os doadores procurarem o local até esta quinta-feira (29), já que o feriado do Dia do Servidor foi transferido para esta sexta-feiro (30) e com isso, as doações não poderão ser feitas.

A maior preocupação é com o feriado prolongado, principalmente porque, desde que retomou o funcionamento em agosto, o número de doações continua baixo, com média de 80 bolsas pro dia, sendo que o ideal são 120.

A situação é tão alarmante que na terça-feira (20), o centro estava com 150 bolsas da tipagem O positivo e já na quarta-feira, fechou com apenas 20.

De acordo com a coordenação do Hemsoul, a queda foi repentina devido a grande demanda de pacientes na Capital e interior, fato que pode se repetir em períodos de feriados, uma vez que o número de acidentes nas estradas é preocupante.

Mesmo abrindo no sábado, o apelo para os doadores procurem o centro até esta quinta-feira é pelo fato de que muitas pessoas devem deixar a Capital até segunda-feira (2), com isso as doações no sábado podem ser baixas.

A quantidade ideal para atendimento é de 180 bolsas em estoque estratégico. O centro informou que trabalha para não ter emergências, mas elas são inevitáveis quando a demanda excede uma determinada tipagem, pois não tem como prever a internação simultânea de vários pacientes do mesmo tipo sanguíneo.

Apesar de o Hemsoul precisar das tipagens O positivo e O negativo, a coordenação ressalta que as doações de todas as tipagens são bem-vindas, devido aos índices baixos.

Funcionamento - O Hemosul funciona até às 17 horas nesta quinta-feira e no sábado (31) das 7 horas ao meio-dia. O centro volta a abrir apenas na terça-feira (3). O Banco de Sangue da Santa Casa abre na sexta (30) normalmente e o Núcleo do Hospital Regional e os do interior até esta quinta-feira. Eles fecham no fim de semana e só reabrem na terça. Já em Dourados funciona nesta quinta, no sábado e depois na terça pela manhã. 

Nos siga no Google Notícias