ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Ministra diz que conflito de terras não pode ser resolvido “em 1 canetada”

Tereza Cristina afirmou que medidas cautelares estão sendo adotadas com objetivo de não cometer ilegalidades

Liniker Ribeiro e Leonardo Rocha | 05/04/2019 13:04
Maurício Saito, Reinaldo Azambuja, Tereza Cristina, Alessandro Coelho (Foto: Leonardo Rocha)
Maurício Saito, Reinaldo Azambuja, Tereza Cristina, Alessandro Coelho (Foto: Leonardo Rocha)

Prestes a completar 100 dias à frente do Ministério da Agricultura, Tereza Cristina ressaltou nesta sexta-feira (5) que as ações de seu governo estão sendo “cautelosas”. A medida estaria voltada para a necessidade de decisões serem tomadas sem infringir a legalidade. O cuidado, segundo a ministra, vale até mesmo para questões ligadas a conflitos indígenas, uma das maiores cobranças por parte de produtores rurais.

“Assim como eles [os produtores] eu também estou ansiosa, mas existem leis e regras que precisam ser seguidas e não dá simplesmente para dar uma canetada”, afirmou a ministra durante o 32º Encontro de Tecnologias para o Agronegócio, realizado no auditório do Sindicato Rural, em Campo Grande.

Segundo ela, uma medida provisória já está sendo adotada para que o assunto seja discutido pelo Ministério, porém, já existem mais de 300 emendas no congresso que acabam atrasando o andamento do processo. “Não haverá uma solução rápida sobre isso, mas todas as portarias e instruções que puder fazer, o ministério irá promover”, ressaltou.

Tereza Cristina ainda afirmou que “o Brasil é cheio de insegurança jurídica, não apenas no campo, em todos os setores”, mas que a intenção da pasta é mudar esse cenário, simplificar e desburocratizar as normas.

O governador Reinaldo Azambuja também participou do evento e destacou medidas que busca manter. “Invasão é caso de polícia e o que se tenta buscar é um acordo entre as partes para evitar novos conflitos no campo”, ressaltou.

Futuro – Durante o encontro, Tereza Cristina realizou palestra onde apresentou “Perspectivas para o próximo Quadriênio” no setor que ela representa dentro do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“Muitas coisas ainda precisam ser feitas”, destacou. A ministra da Agricultura revelou parte de suas intenções, como a de simplificar processos em setores, como no industrial (carnes e grãos), e fazer modificações para facilitar a vida de quem empreende.

Em seu ministério, Tereza também afirmou ter a meta de facilitar o crédito para pequenos produtores e que continuará tendo um olhar especial para agriculta familiar, além de organizar o setor de pesca, acabando com as fraudes.

Ampliação de crédito para produtores rurais, além de ações para baratear os juros do setor, o que incentivará investimentos por parte da iniciativa privada, também foram citados durante o evento. “Estamos saindo de uma crise e vamos precisar de reformas e leis mais adequadas”, complementou.

Nos siga no Google Notícias