ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Moradores comemoram abertura de via, mas estão preocupados com remoção

Paula Maciulevicius e Viviane Oliveira | 21/06/2011 20:28

Vizinhança tem expectativa de melhoria na região com a abertura da avenida

Via em construção vai ligar Nossa Senhora das Graças à Vila Nasser e Avenida Tamandaré. (Fotos: Marcelo Victor)
Via em construção vai ligar Nossa Senhora das Graças à Vila Nasser e Avenida Tamandaré. (Fotos: Marcelo Victor)

A vizinhança do bairro Nossa Senhora das Graças, está acompanhando passo-a-passo a abertura de uma via, começada pela prefeitura há três semanas e que vai ligar o bairro à Vila Nasser e Avenida Tamandaré. Segundo eles, a Rua tem até nome e sempre existiu, pelo menos no mapa.

Com o nome de José Ribeiro de Sá Carvalho, a via começa na Avenida Euler de Azevedo, mas estava coberta por um matagal. De um lado, um condomínio de classe média, do outro, uma área de comodato. E é bem ali que surge a expectativa, acompanhada da preocupação com o futuro do trecho.

Quem construiu uma vida, como a dona-de-casa Isabel Campos Amaral, 51 anos, que o diga. A preocupação é geral, assim como o contentamento, os moradores temem que a prefeitura os tire dali.

“Fiquei muito feliz, nós queremos ter energia, água, de forma certinha. Porque agora não tem como colocar, nem existia a rua, quanto mais padrão”, explica.

A vizinhança conviveu por muito tempo com o matagal. Volta e meia aparecia cobra, escorpião, lesma e até rato, como contam os moradores.

“Por mais que aqui seja área ocupada, nós ficamos felizes porque o lugar vai valorizar. Estamos aqui há anos e investimos tudo nas nossas casas”, relata a auxiliar de cozinha Josiane da Silva, 22 anos.

Uma das coisas que ela e todos esperam é que tenha, além do poste de energia elétrica, uma linha de ônibus. A Josiane mesmo conta, que com medo anda quatro quadras de madrugada, para pegar o transporte e ir trabalhar.

De um lado é um condominio e do outro uma área de comodato.
De um lado é um condominio e do outro uma área de comodato.
Dona Isabel (direita) está feliz com a nova avenida, mas teme sair do local.
Dona Isabel (direita) está feliz com a nova avenida, mas teme sair do local.

A ideia de que o progresso veio por conta do condomínio é compartilhada por todos, mas ninguém nega que isso é bom para eles também.

A dona-de-casa Roseli de Fátima Santos, 52 anos, fala que ocupou a área há mais de 20 anos, como os demais vizinhos. Ao mesmo tempo em que está feliz, compartilha da preocupação, relata ao Campo Grande News.

“Nesses 22 anos eu criei meus filhos nesse lugar. Hoje queremos uma resposta da prefeitura, se vamos ficar aqui ou não”, diz. No início do ano um funcionário veio aqui, enumerar as casas, acrescentou.

Duas quadras depois do começo da obra, a favela Nossa Senhora Aparecida ocupa a área que será a continuidade da avenida. Conforme informado pela Secretaria de Estado de Habitação e Cidades de MS, as famílias que vivem na comunidade serão recolocadas no residencial Ronaldo Tenutta, no bairro Portal Caiobá II. A previsão para transferência é em agosto.

Já para os moradores da área do comodato, não está previsto assentamento ainda. Mas um projeto que envolve todo o bairro Nossa Senhora das Graças está sendo estudado, um deles, é a regularização dessas famílias e reassentamento de algumas delas.

Nos siga no Google Notícias