A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

24/06/2011 14:21

Morador questiona projeto de 100% de linhas de ônibus asfaltadas na Capital

Paula Vitorino

Bairro Bosque da Esperança e Jardim Arco-Íris seguem sem previsão para asfalto

Rua Acrópole não é linha de ônibus e não tem previsão para ser asfaltada. (Fotos: Simão Nogueira)Rua Acrópole não é linha de ônibus e não tem previsão para ser asfaltada. (Fotos: Simão Nogueira)
Veículos passam entre buracos e levantam poeira.Veículos passam entre buracos e levantam poeira.

Mesmo com o projeto anunciado de asfaltar 100% das vias com linha de ônibus de Campo Grande, o presidente do bairro Bosque da Esperança, Orlei Furtado de Souza, afirma que a região não está inclusa no cronograma.

Por isso, ele questiona o número expressivo e total de contemplação. “Se o meu bairro não vai ser beneficiado, então, não é 100%. Por que falam isso se não é?”.

O morador afirma que foi conferir o cronograma de obras na Prefeitura Municipal, mas ficou indignado ao perceber que os bairros da região não estavam inclusos.

São cerca de quatro ruas por onde a linha Taquaral Bosque passa que não tem asfalto. As vias ficam nas imediações dos bairro Bosque da Esperança e Jardim Arco-Íris.

“A gente não aguenta mais essa condição. Nós só queremos que cumpram as promessas. É um compromisso que fizeram com a população”, frisa.

Mas ainda segundo o presidente, a comunidade espera pela promessa de asfalto no bairro há ao menos três anos, quando um projeto beneficiando a região foi anunciado pela administração aos moradores.

Na próxima segunda-feira (27), Orlei vai protocolar ofício na administração municipal pedindo esclarecimentos.

Na poeira - No calor, a chuva praticamente isola os moradores, já no inverno a poeira é um incômodo constante. “Na chuva a água chega até o joelho e fica difícil de conseguir chegar até o ponto”, diz a soldadora Suzane Santana, de 42 anos.

Mas ainda segundo os moradores, os buracos nas vias de pedregulho também causam transtornos.

“É uma rua bastante movimentada e nós sofremos com a espera pelo asfalto. O ônibus teve até que desviar o trajeto por conta dos buracos”, diz o auxiliar de produção Flavio de Jesus Gamarra, de 30 anos.

O trajeto de ônibus, que passa pela Rua Acrópole, muda de acordo com as condições climáticas e de passarela, afirmam os moradores.

“Dependendo do motorista, ele muda a rua que vai passar. Alguns preferem não arriscar quebrar ou ficarem presos em algum dos buracos”, conta o funcionário público Antônio Ferreira, de 37 anos, que mora em frente a linha de ônibus.

Resposta - Em contato com a reportagem, o secretario da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), João De Marco, esclareceu que o projeto inicial de pavimentação das linhas de ônibus deixa menos de 1% das vias de fora.

As obras, que devem iniciar nos próximos 30 dias, fazem parte do Pró-transporte, com recursos de cerca de R$ 50 milhões federais e R$ 8 milhões municipais.

Mas o secretário garantiu que os bairros que não estão dentro do projeto inicial também serão asfaltados como parte do programa federal Mobilidade Urbana. No entanto, as obras do programa ainda não têm previsão para serem iniciadas, já que o projeto ainda aguarda aprovação do Ministério das Cidades.

Devido ao feriado da administração pública, ele não soube afirmar se a região está inclusa nesse percentual que ficou de fora do projeto Pró-transporte e ficará para a próxima etapa. Mas de acordo com a licitação publicada no Diário Oficial do Pró- transporte, serão beneficiados os seguintes bairros: Jardim das Nações, Jardim Noroeste, Avenida Oceania, Vivendas do Bosque, Jardim Racho Alegre, Parque Dallas, Jardim das Cerejeiras II e II, Vila Oeste, Parque dos Laranjais, Jardim Ouro Preto, Loteamento Nova Serrana, Jardim São Pedro, Parque Izabel Garden, Nova Campo Grande, Vila Futurista e Residencial Sírio Libanês.

Também integram a lista os bairros Vila Jardim Beija-Flor, Jardim Manaira, Jardim Vilas Boas, Danúbio Azul, Residencial Barra da Tijuca, Loteamento Dona Dedé, Jardim Portal do Panamá, Bairro São Caetano, Jardim Inápolis, Jardim Morada do Sol, Jardim Nova Jerusalém e Jardim Indianópolis.



Concordo com meu vizinho de bairro (Jardim das Nações), nao aceitaremos de ipotse alguma a mudança do projeto de asfaltamento, ficamos todos na poeira, nossas casas foram prejudicadas com rachaduras, agora querem mudar a linha de onibus... nem pensar fecharemos a rua quando for asfaltarem, alias quando ira começar asfaltar o bairro jardim das nações? o bairro está formando e em breve será um dos melhores de campo grande.
 
roberto junior em 14/07/2011 02:01:00
a 4 anos covivemos com a linha de onibos passando em frente da nossa casa , porque que agora que vamos ser beneficiado com o asfalto queren tirar ,nao e justo aguentar esses anos todos de pueira e agora que vem o bom tirao nao aceito ..............adriel ,jardim das nacoes////
 
adriel r batista em 05/07/2011 03:06:48
Alguém se lembra de como era o bairro PIRATININGA antes do asfalto????? Pois é tenho certeza q o AERO RANCHO, hj poderia ficar q nem a PIRATININGA....
 
alexsandra Leite Souza em 24/06/2011 05:35:20
Bom já q o assunto é sobre asfalto, alguém pode por favor m dizer porque ainda não tem asfalto no jardim AERO RANCHO? Moro a mais de 20 anos ali e até hj nada. Alguns anos atras dizian q não tinha asfalto porque não havia muitas casas, em menos de 2 anos surgiram muitas casas novas , graças a esse programa de Habitação da Caixa Economica, até já ouvi dizer q na Prefeitura o nosso bairro consta como se tivesse asfalto não da p/ entender. Existem tantos bairros novos por ai com agua, luz e asfalto. Isso não é justo .....
 
alexsandra Leite Souza em 24/06/2011 05:32:13
NO JD MARIO COVAS NA RUA MACAU TAMBEM NAO TEM ASFALTO E É LINHA DE ÔNIBUS, TB JA ENTREI COM CONTRATO COM A PREFEITURA E ATÉ AGORA NADA. INCLUSIVE NÃO SEI QUEM É O PRESIDENTE DE BAIRRO, TALVEZ ESTEJA AÍ O DESCASO DA PREFEITURA, POIS NÃO TEM NINGUÉM PRA REVINDICAR.
 
MIRIAN RIBEIRO em 24/06/2011 03:24:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions