A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

03/07/2012 10:47

Morre aos 62 anos o historiador Antônio Brand, estudioso da causa indígena

Paula Vitorino
Brand morreu nesta manhã. (Foto: UCDB)Brand morreu nesta manhã. (Foto: UCDB)

Mato Grosso do Sul perdeu na manhã de hoje um dos maiores defensores e estudiosos da causa indígena. Historiador, a professor Antônio Brand, de 62 anos, faleceu por volta das 8h, após complicações em cirurgia cardíaca, realizada em hospital de Porto Alegre (RS).

As informações iniciais, repassadas por companheiros de trabalho, são de que Brand foi submetido a cirurgia para corrigir um problema em válvula do coração. O procedimento teve complicações e ele sofreu infarto.

O velório está previsto para acontecer na cidade natal de Brand, Montenegro, no RS. Ele era casado e deixa uma filha.

Durante a sessão na Assembleia Legislativa, nesta manhã, o deputado estadual Pedro Kemp lamentou a morte de Brand, lembrando dele como uma referência na causa indígena, principalmente por seus estudos relativos aos guarani-caiuá.

A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) publicou nota de falecimento do professor e pesquisador.

Brand era coordenador do Neppi (Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas) da UCDB e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado —, Mestrado em Desenvolvimento Local e curso de graduação em História da Universidade.

Natural do Rio Grande do Sul, ele cursou História na UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), depois fez Mestrado e Doutorado em História pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica).

Já em Mato Grosso do Sul, Brand dedicou-se às causas indígenas, com pesquisas e projetos junto à população kaiowá e guarani. Ele realizou diversas publicações com os resultados dos estudos.

Universidade do MS recebe certificação de excelência em gestão
Será recebida pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em solenidade que acontece na próxima segunda-feira (18) o certificado de excelência em ges...
Águas Guariroba continua com campanha de renegociação de dívidas
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...
Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...


O Brasil perdeu um grande homem.
 
Mirna Reis em 05/07/2012 06:46:08
A sociedade perde um ser ímpar, com uma dedicação imensa pela causa indígena.
Infelizmente mais uma pessoa do bem que se vai.
 
TATHYANE SANGALLI em 03/07/2012 12:40:14
Lamentável a morte do professor Brand, todos nós perdemos, a sociedade e o meio acadêmico em geral perde um grande mestre, histotiador e pesquisador, mas quem perde mais são os povos indígenas de Mato Grosso do Sul. Pessoas como ele entram no jogo conscientes de que estão cumprindo o seu papel de protagonistas de um novo tempo. Ficamos aqui, tentando seguir o seu grande exemplo.
 
Antonia Maria dos Santos Costa em 03/07/2012 12:33:37
Professor Brand descanse em paz, perdemos um exemplo de professor e de ser humano. Seus acadêmicos jamais o esqueceram.
 
Natalia salazar em 03/07/2012 12:32:27
Hoje pra mim foi um dia triste, pois o Rede de Saberes perdeu um grande companheiro de luta o Dr.Antonio Brand, que juntamente com os academicos indigenas vem lutando sempre por um ensino superior de qualidade e formando assim grandes pensadores que são representantes e líderes de comunidades indigenas....gostaria aqui de demonstrar o meu respeito por essa pessoa que para nos e uma pessoa mto qrid
 
Rose Mariano em 03/07/2012 09:50:03
Que o nobre professor possa descansar em paz tendo como base tudo que o mesmo fez.
 
diogenes domingues de moura em 03/07/2012 06:56:40

NÓS DO OBSERVATÓRIO DE DIREITOS INDÍGENA DO CENTRO OESTE LAMENTAMOS A PERDA DESSE GRANDE COMPANHEIRO DEFENSOR DA CAUSA INDÍGENA QUEREMOS EXPRESSAR NOSSOS SENTIMENTOS A FAMÍLIA QUE DEUS OS CONFORTE NESSE DIFÍCIL MOMENTO.
 
ARILDO FRANÇA em 03/07/2012 02:49:58
Hoje perdemos Antônio Brand. Seu trabalho e contribuição pessoal para melhorar o mundo sempre foi singular, como era a pessoa Antônio. O papel de interlocutor e preceptor foram desempenhados com maestria. Brademos nosso pranto de dor! Até breve Professor!
 
Luiz Carlos Saldanha Rodrigues Junior em 03/07/2012 02:49:03
Professor Brande, deixará saudades. Exemplo de trabalho, dedicação e paixão pelos estudos. Um professor maravilhoso!!!! Sentiremos sua falta.
 
Nilva Heimbach em 03/07/2012 02:13:25
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions