ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Morre aos 62 anos o historiador Antônio Brand, estudioso da causa indígena

Paula Vitorino | 03/07/2012 10:47
Brand morreu nesta manhã. (Foto: UCDB)
Brand morreu nesta manhã. (Foto: UCDB)

Mato Grosso do Sul perdeu na manhã de hoje um dos maiores defensores e estudiosos da causa indígena. Historiador, a professor Antônio Brand, de 62 anos, faleceu por volta das 8h, após complicações em cirurgia cardíaca, realizada em hospital de Porto Alegre (RS).

As informações iniciais, repassadas por companheiros de trabalho, são de que Brand foi submetido a cirurgia para corrigir um problema em válvula do coração. O procedimento teve complicações e ele sofreu infarto.

O velório está previsto para acontecer na cidade natal de Brand, Montenegro, no RS. Ele era casado e deixa uma filha.

Durante a sessão na Assembleia Legislativa, nesta manhã, o deputado estadual Pedro Kemp lamentou a morte de Brand, lembrando dele como uma referência na causa indígena, principalmente por seus estudos relativos aos guarani-caiuá.

A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) publicou nota de falecimento do professor e pesquisador.

Brand era coordenador do Neppi (Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas) da UCDB e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado —, Mestrado em Desenvolvimento Local e curso de graduação em História da Universidade.

Natural do Rio Grande do Sul, ele cursou História na UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), depois fez Mestrado e Doutorado em História pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica).

Já em Mato Grosso do Sul, Brand dedicou-se às causas indígenas, com pesquisas e projetos junto à população kaiowá e guarani. Ele realizou diversas publicações com os resultados dos estudos.

Nos siga no Google Notícias