ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Morte de jovens após perseguição põe pais em alerta no Residencial Flores

Familiares pontuam que bairro é tranquilo, mas problema está na ausência na vida dos filhos e nas “más companhias” que eles encontram

Danielle Valentim e Miriam Machado | 31/03/2018 17:32
Policiais do Batalhão de Choque isolando área onde bandidos fugiram (Foto: Paulo Francis)
Policiais do Batalhão de Choque isolando área onde bandidos fugiram (Foto: Paulo Francis)

O sentimento de famílias do Jardim Flores é de preocupação após a morte de Wellington Fernandes Rodrigo César Miranda,de 15 anos, em um confronto com o Batalhão de Choque, no dia 29 de março. O bairro, localizado na região oeste de Campo Grande, costuma ser tranquilo, mas alguns pais viram o caso do garoto como um alerta para criação de seus filhos. Na ocasião, Gabriel César Viana Ribeiro, 18 anos, também morreu na troca de tiros.

O bairro é carente de praças ou parques para o lazer de crianças e as brincadeiras tem de acontecer do portão para dentro. No entanto, a autorização de sair de casa ou não só dá pra ser controlada quando os pais não passam o dia fora, trabalhando para trazer o sustento de casa.

“É difícil escolher o futuro dos filhos, mesmo que você ofereça a melhor educação”. Essa a frase de uma doméstica, de 47 anos, moradora do bairro, que teve a infelicidade de uma filha se envolver nas drogas aos 9 anos. Ela conta que trabalhava muito e admite ter se ausentado na vida dos filhos. Mas lembra que o pior problema, na época, eram as companhias. Hoje avó de sete netos, a doméstica tenta não repetir a criação do passado.

“Minha filha depois de sofrer muito e até se casar e separar, voltou a voltar comigo e hoje frequenta a igreja. Na época eu tive de aprender pilotar moto para ir atrás dela, até em delegacia. Hoje tenho sete netos e ajudo meus filhos a educarem eles, e meus filhos são bem presentes na vida deles”, explica a moradora, que se arrepende de ter se ausentado da vida dos filhos.

Já um motorista do transporte público, de 35 anos, que não terá o nome revelado em proteção ao filho de 8 anos, conta que ocupar a cabeça da criança, conhecer os amigos da escola e adiar as “saídas” para a rua, são alguns passos que tenta seguir para tentar livrar os filhos do mundo do crime.

“Ainda está de boa, o problema começa na adolescência. Meu filho faz catequese e judô, e o segredo é o ocupar da criança. Eu busco ele na escola e conheço os amigos dele, que frequentam minha casa. Meu filho só vai ter celular com 15 anos e vou tentar adiar o máximo dele sair sozinho”, disse.

Ex-morador de Coxim, o motorista lembra que no município, de poucos mais de 32 mil habitantes, esse envolvimento com o crime é raro de acontecer e que antes de vir para à Capital pesquisou um bairro ficasse longe da criminalidade.

“Por ser capital é mais fácil ir para o “caminho errado”. Como motorista já vi crianças fumando no terminal, na rua. Mas eu confiona criação que eu dou pro meu filho”, disse.

Caso - A ação envolveu helicópteros e cães farejadores na divisa dos bairros São Conrado e Tijuca, em Campo Grande. O confronto foi com policiais do Batalhão de Choque, que foram chamados para dar apoio a uma ação do 1º Batalhão de Polícia Militar, que atua na região sul da cidade. A dupla estava armada com dois revólveres sendo um calibre 32 e o outro 38. As armas foram apreendidas logo após a ação em meio a mata na divisa dos bairros.

Os bandidos furtaram uma motocicleta Falcon, no residencial Aquarius II, na última terça-feira (27). Com o veículo, a dupla cometeu diversos furtos e roubos em Campo Grande, segundo a polícia.

Os dois foram encontrados pela polícia, na quinta-feira, depois de dois assaltos de celulares no Jardim Aeroporto e um de bolsa no nova Campo Grande onde foram feitos disparos de arma de fogo, sem vítimas.

Foi então que a perseguição começou. Os bandidos fugiram pela estrada conhecida como “Cabriteira”, que termina no bairro São Conrado. Policiais do 1º BPM pediram apoio e logo militares do Batalhão de Choque e da patrulha aérea chegaram. O cerco foi fechado e os bandidos abandonaram a Falcon próxima a um córrego e fugiram em meio a mata.

O local foi isolado e enquanto o helicóptero sobrevoava a área, militares caçavam a pé os bandidos. A “cena de filme” foi acompanhada de perto por moradores da região, que não escondiam a inquietação e o medo.

Por segurança, a equipe de reportagem não foi autorizada a entrar na área isolada. Minutos depois, foi possível ouvir pelo menos 10 disparos. Em seguida, militares deixaram a mata às pressas com os dois bandidos baleados. A cena foi aplaudida pelos moradores.

Os ladrões foram socorridos ao Hospital Regional e Santa Casa. Um acabou não resistindo. O outro chegou a ser internado, mas morreu menos de uma hora depois.

Nos siga no Google Notícias