ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

MPE dá prazo de 10 dias para prefeitura solucionar falta de remédios

Filipe Prado | 02/12/2013 18:40

A promotoria de Justiça da Saúde de Campo Grande, mais uma vez, deu prazo de 10 dias, para que a prefeitura regularize a situação das unidades de saúde da Capital. A promotora Filomena Aparecida Depólito Fluminham encaminhou a exigência para o prefeito Alcides Bernal (PP) e ao secretário municipal de Saúde, Ivandro Corrêa Fonseca.

O prazo é para a que seja feita a aquisição de medicamento, materiais e insumos básicos, além de promover o abastecimento da farmácia e almoxarifado da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), também das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino e da Vila Almeida e das 83 unidades de saúde.

De acordo com vistoria realizada pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, entre julho e outubro de 2013, as UPAs são precárias, em relação à estrutura, e já é considerada crônica a falta de remédios. A promotoria de Justiça também realizou vistorias, porém na farmácia e almoxarife da Sesau, constatando irregularidades, falta de medicamentos e materiais.

Segundo assessoria de imprensa, o objetivo da interferência do MPE, é a sanar as irregularidades, que comprometem o atendimento de toda a rede municipal de saúde. Os problemas vêm crescendo nos últimos meses, deixando as Unidades Básicas em situações insustentáveis, exigindo a tomada de decisões urgentes.

A promotora pede que o as exigências sejam cumpridas em prazo de 10 dias, adotando medidas administrativas, para cumprir com todas as recomendações feitas pelo Ministério Público. Filomena já expediu ofício para a Sesau, porém não obteve resposta.

Leitos - No mês passado a promotoria também determinou um prazo de 10 dias para que o prefeito e a secretaria de saúde regularizassem a situação dos leitos na emergência do SUS (Sistema Único de Saúde).

A promotoria relatou que a superlotação dos hospitais e a falta de leitos, normais e da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), colocaram em risco a vida dos pacientes.

Prefeitura - O Campo Grande News entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Grande, através de email, mas não recebeu uma resposta até o final do dia.

Nos siga no Google Notícias