ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Capital

MPE diz que Santa Casa deve atender pacientes até o limite da capacidade

A 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública de Campo Grande está acompanhando a situação da unidade

Yarima Mecchi | 08/08/2017 11:35
MPE diz que Santa Casa deve atender pacientes até o limite da capacidade

O MPE (Ministério Público do Estado) disse por meio de nota que a Santa Casa deve continuar atendendo apenas os pacientes encaminhados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) e até o limite de sua capacidade. De acordo com o texto divulgado nesta terça-feira (8), a 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública de Campo Grande está acompanhando a situação da unidade.

Com o pronto-socorro fechado desde o dia 2, a Santa Casa voltou a atender normalmente as ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros nesta terça-feira. Com a superlotação, a unidade chegou recusar pacientes e no sábado (5) militares tiveram que pular o portão para entrar com a ambulância dos Bombeiros. Dois do hospital funcionários chegaram a ser presos por omissão de socorro.

Conforme a nota de esclarecimento do MPE, a 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública de Campo Grande se reuniu ontem (7) com o secretário de Saúde, Marcelo Vilela, e com o presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento.

"Esclarece à população sul-mato-grossense que desde a ciência do fechamento dos portões do Pronto Socorro da Santa Casa de Campo Grande, anunciado no dia 03 de agosto de 2017, instaurou procedimento para apuração dos fatos", diz a nota da promotoria.

Ainda segundo o MPE, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a Sesau foram notificadas para que adotassem as medidas necessárias para que os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) não ficassem desassistidos em razão da redução do atendimento.

Durante a reunião de ontem, ambas as partes disseram que o fechamento do Pronto-Socorro para atendimentos de baixa complexidade foi acordado em reunião realizada em 22 de maio de 2017.

"Tal medida foi adotada com objetivo de prestar um atendimento digno e de qualidade aos usuários do SUS. Consigna-se que os pacientes de urgência e emergência continuam sendo recebidos no Pronto Socorro da Santa Casa, na medida da capacidade instalada", complementa a procuradoria.

Nos siga no Google Notícias