ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

MPE investiga falta de medicamentos para pacientes de doença genética

Filipe Prado | 29/08/2014 23:12

O MPE (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) abriu um inquérito para investigar a falta de medicamentos na SES (Secretaria Estadual de Saúde) para pacientes da doença fibrose cística. O inquérito, publicado hoje (29) no Diário Oficial do MPE, foi instaurado no dia 27 de agosto.

A investigação, requerida pela Associação de Fibrose Cística de Mato Grosso do Sul, irá apurar a falta do medicamento Colomycin, além de enzimas pancreáticas de 4.500 e 10.000 unidades. A promotora Filomena Aparecida Depólito Fluminhan da 32ª Promotora de Justiça investigará a denúncia.

A doença, Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma desordem genética, onde a pessoas desenvolver infecções crônicas das vias aéreas, o que leva a bronquiectasias, insuficiência pancreática exócrina e disfunções intestinais, anormalidades das glândulas sudoríparas.

Ainda não foi encontrada uma cura para a fibrose cística, porém a pessoa, diagnosticada precocemente, poderá ser tratada e ter uma vida praticamente normal, dentro de seus limites.

O Campo Grande News entrou em contato com a SES, através da assessoria de imprensa, mas não confirmaram as denúncias e a falta de medicamentos.

A Associação de Fibrose Cística de Mato Grosso do Sul também foi procurada pela reportagem, porém não atendeu as ligações.

Nos siga no Google Notícias