A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

29/08/2014 23:12

MPE investiga falta de medicamentos para pacientes de doença genética

Filipe Prado

O MPE (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) abriu um inquérito para investigar a falta de medicamentos na SES (Secretaria Estadual de Saúde) para pacientes da doença fibrose cística. O inquérito, publicado hoje (29) no Diário Oficial do MPE, foi instaurado no dia 27 de agosto.

A investigação, requerida pela Associação de Fibrose Cística de Mato Grosso do Sul, irá apurar a falta do medicamento Colomycin, além de enzimas pancreáticas de 4.500 e 10.000 unidades. A promotora Filomena Aparecida Depólito Fluminhan da 32ª Promotora de Justiça investigará a denúncia.

A doença, Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma desordem genética, onde a pessoas desenvolver infecções crônicas das vias aéreas, o que leva a bronquiectasias, insuficiência pancreática exócrina e disfunções intestinais, anormalidades das glândulas sudoríparas.

Ainda não foi encontrada uma cura para a fibrose cística, porém a pessoa, diagnosticada precocemente, poderá ser tratada e ter uma vida praticamente normal, dentro de seus limites.

O Campo Grande News entrou em contato com a SES, através da assessoria de imprensa, mas não confirmaram as denúncias e a falta de medicamentos.

A Associação de Fibrose Cística de Mato Grosso do Sul também foi procurada pela reportagem, porém não atendeu as ligações.

Eventos de Natal, inauguração de igreja e obras interditam 9 ruas na Capital
A Agetran (Agência Municial de Transporte e Trânsito) informa que pelo menos 9 ruas terão o tráfego impedido neste domingo (17) em Campo Grande. O fe...
Bandidos armados com faca usam carro prata para assaltar vítimas
Dois homens armados com faca em um carro prata - com placas HTI-8594 - assaltaram ao menos duas vítimas, na madrugada deste domingo (17), no Bairro C...
Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions