ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Nova etapa dos radares começa a multar a partir de sábado

Ao todo, Campo Grande conta com 210 faixas monitoradas, distribuídas em todas as regiões

Por Izabela Cavalcanti e Maria Gabriela Arcanjo | 18/12/2025 13:01
Nova etapa dos radares começa a multar a partir de sábado
Placa indica que caráter educativo de radar na Avenida Noroeste vai até o dia 19 de dezembro (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)

A partir deste sábado (20), todos os radares instalados nas vias de Campo Grande passam a funcionar em sua totalidade, conforme informado pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Esta é a terceira fase do caráter educativo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A partir deste sábado (20), todos os radares instalados em Campo Grande entram em operação efetiva, encerrando a fase educativa iniciada em 4 de novembro. A cidade conta com 210 faixas monitoradas por radares, distribuídas em todas as regiões. A Agetran destaca que o objetivo é conscientizar condutores sobre os limites de velocidade. A nova operação é gerida pela Serget Mobilidade Viária Ltda., empresa paulista que venceu contrato de R$ 47,9 milhões para instalação, monitoramento e manutenção dos equipamentos.

Desde o dia 4 de novembro, os equipamentos vinham operando de forma educativa, sem aplicação de multas. Na primeira fase, 59 faixas, sendo 24 radares e 1 lombada eletrônica, foram monitoradas sem penalização até o dia 18 de novembro. Outras 37 faixas (16 radares e 1 lombada eletrônica) permaneceram em caráter educativo até 26 de novembro. O restante das 114 faixas fica sob “aviso” até amanhã.

Ao todo, Campo Grande conta com 210 faixas monitoradas por radares, distribuídas em todas as regiões da cidade.

Nova etapa dos radares começa a multar a partir de sábado
Placa indica caráter educativo de radar na Avenida Ernesto Geisel (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)

Em nota, a Agetran destacou que "o principal objetivo é conscientizar os condutores sobre a importância do respeito aos limites de velocidade, promovendo um trânsito mais seguro. A medida contribui diretamente para a redução de sinistros, preservando vidas e fortalecendo a segurança viária na Capital", disse.

Para ouvir a opinião dos motoristas, o Campo Grande News percorreu alguns pontos da cidade onde os equipamentos estão instalados. Um deles foi a Avenida Noroeste, esquina com a Avenida Riachuelo, em frente à Orla Morena.

O militar aposentado Aroldo Garcia, de 76 anos, que caminhava pelo local, mas usa o carro com frequência, avaliou de forma positiva a medida. “Não tem muito movimento, mas apesar disso sempre tem os apressadinhos. Já deu tempo da galera aprender e se informar”, comentou.

Nova etapa dos radares começa a multar a partir de sábado
Casal dá opinião sobre radares em Campo Grande (Foto: Maria Gabriel Arcanjo)

A esposa dele, a geógrafa Maria Aparecida Duarte, de 47 anos, ressaltou a importância da sinalização. “Quanto mais sinalização na cidade, melhor”, afirmou.

No mesmo local, a contadora Iolanda Teló, de 49 anos, aguardava a abertura do semáforo e fez críticas à forma como os radares são compreendidos pelos condutores. Segundo ela, muitos acreditam que o equipamento serve apenas para coibir excesso de velocidade.

Nova etapa dos radares começa a multar a partir de sábado
Iolanda aguarda semáforo abrir na Avenida Noroeste, na Orla Morena (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)

“Um dia eu furei o semáforo, fiz isso uma ou duas vezes e induzi meu marido a fazer o mesmo. Depois chegaram quatro multas em casa. Às vezes preciso passar no sinal vermelho porque é tarde da noite e me sinto insegura em ficar parada. Acho importante a sinalização porque as pessoas só colaboram com o trânsito quando são penalizadas”, relatou.

Na Avenida Ernesto Geisel com a Rua Dom Aquino, o motorista Antonio de Souza, de 54 anos, também aguardava o semáforo abrir e relatou que o cruzamento é conhecido pela alta velocidade dos veículos.

Nova etapa dos radares começa a multar a partir de sábado
Antonio aguardando semáforo abrir na Avenida Ernesto Geisel (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)

“Realmente, aqui os veículos passam em alta velocidade, então sinalização é sempre bom”, disse.

Já na Avenida Fábio Zahran com a Rua Rio Brilhante, as opiniões se dividiram. O comerciante Agnaldo Vasques, de 58 anos, afirmou que o fluxo é intenso, principalmente no fim da tarde.

“O pessoal não vem em alta velocidade por conta dos semáforos. Não dá tempo de acelerar muito. Não vejo necessidade dessa lombada eletrônica, é obrigado a ficar parado no semáforo para não tomar multa e acaba ficando a mercê de bandido. ”, avaliou.

No mesmo cruzamento, o comerciante Eritan Alves dos Santos, de 57 anos, concorda com a instalação do equipamento, principalmente pela proximidade de uma escola.

“Eu acho certo. É importante por conta disso. Acho que deveria funcionar até as 22h para evitar assalto. Em quatro meses aqui, já vi dois acidentes”, relatou.

Nova empresa – No dia 31 de agosto, os radares de fiscalização eletrônica de Campo Grande foram desligados para dar lugar aos novos equipamentos.

A Serget Mobilidade Viária Ltda., empresa de São Paulo, irá cuidar do sistema de fiscalização eletrônica do trânsito de Campo Grande. Para isso, a Prefeitura de Campo Grande homologou o contrato de R$ 47,9 milhões.

O pregão eletrônico nº 006/2025, solicitado pela Agetran, inclui a instalação, monitoramento e manutenção dos equipamentos registradores de infrações, além do fornecimento de plataforma de gestão de dados, central de monitoramento e sistemas de análise e inteligência de imagens.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.