ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

MPE quer mais agilidade da prefeitura em equipar posto de saúde

Promotora pede que juiz dê um mês para prefeitura comprar aparelhos; com 90 dias, responsabilidade pode ficar para próximo gestor

Anahi Zurutuza | 31/10/2016 17:34
Paciente esperando por atendimento no CRS Nova Bahia (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Paciente esperando por atendimento no CRS Nova Bahia (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Para o MPE (Ministério Público Estadual), 90 dias é muito tempo para que a Prefeitura de Campo Grande resolva falhas encontradas no CRS (Centro Regional de Saúde) do bairro Nova Bahia – no norte de Campo Grande. A promotora Paula Volpe quer que o juiz David de Oliveira Gomes Filho encurte esse prazo para 30 dias, como havia pedido no dia 27 de setembro, quando moveu a ação.

Com três meses de prazo, o prefeito Alcides Bernal (PP) poderá inclusive deixar para o próximo gestor a compra de equipamentos e regularização da escala de médicos. Mas, a titular da 32ª Promotoria de Justiça destaca que tais providências têm de ser tomadas o quanto antes.

O recurso contra a primeira decisão do magistrado data de quarta-feira (26), dois dias depois que David de Oliveira deu a sentença.

Relatórios anexados ao processo constaram que o posto de saúde que funciona 24 horas no Nova Bahia é mantido de forma precária. Na unidade, foram encontradas ao menos 180 irregularidades.

Conforme apurou o MPE, sete consultórios do CRS operam sem os equipamentos básicos, como balanças antropométricas, estetoscópios (para auscutar o coração) e otoscópios (examinar o ouvido), além de macas e mesas para exames e escadas.

Na sala de emergência, os três leitos não contam com bomba de infusão, oxímetros de pulso, cilindros de oxigênio e ventiladores mecânicos.

Ainda segundo o Ministério Público, vez ou outra faltam médicos no local. “Regularizar a escala de profissionais médicos clínicos gerais e pediatras, a fim de que a escala possua profissionais em todos os dias da semana e em todos os turnos de atendimento, conforme preconiza a Portaria n. 2048/2002 do Ministério da Saúde”, pede a promotora.

Prefeito Alcides Bernal visitando a UPA do Leblon no dia 12 de abril, dia seguinte à inauguração (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Prefeito Alcides Bernal visitando a UPA do Leblon no dia 12 de abril, dia seguinte à inauguração (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Segunda decisão – Na semana passada, duas decisões foram dadas para que o município resolvesse problemas em unidades de emergência. Anteriormente, a Justiça já havia mandado a administração municipal equipar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon – bairro do sudoeste da cidade –, inaugurada há seis meses.

Neste caso, o MPE denunciou que faltam pediatras e aparelhos para atender a urgência e emergência do local.

Nos siga no Google Notícias