A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

24/06/2015 09:51

MS tem 20 casos de abandono de crianças e adolescentes por mês

Luana Rodrigues

Somente do início do ano até agora, foram registrados 109 casos de abandono de crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul, conforme dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Quase 20 casos por mês. Neste domingo(20), um casal foi preso após abandonar os filhos de 6, 4 e 1 ano de idade com fome, sujos e molhados. O pai pagou fiança de um salário mínimo e está em liberdade, já a mãe permanece presa.

De acordo com o delegado Paulo Sergio Lauretto, da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), os pais que praticam abandono tem praticamente o mesmo perfil. "Na maioria das vezes são usuários de drogas, pessoas com vício em bebida alcoólica, em que os filhos vão 'acontecendo' na vida delas, não existe um planejamento e nem cuidado com as crianças, que são colocada em segundo plano", explica.

No caso de domingo(20), de acordo com boletim de ocorrência, foi o menino mais velho que levou os militares até a casa da família, que fica em Anhanduí. O imóvel estava aberto, com muita sujeira, latas de cerveja e bitucas de cigarro por toda a parte. Não havia ninguém na residência.

Em depoimento, os vizinhos relataram que o casal tinha saído e deixado as crianças sozinhas, situação que acontece com frequência. Depois de um tempo, o casal apareceu na casa. Os dois estavam embriagados.

Lauretto reforça a importância da denúncia desse crime, já que, caso permaneçam sob os cuidados de pessoas assim, crianças e adolescentes estão em risco. "Mais importante ainda que a punição dos autores, é a retirada das crianças dessa situação de completo abandono e isso só é possível por meio de denuncias", considera o delegado.

Justificativa - À polícia, a mãe das crianças de 32 anos, disse que havia saído de casa para buscar a mãe dela que estava em um bar. Ao encontrar os militares em casa, o casal ficou agressivo e o rapaz de 21 que estava junto com mulher desacatou os policiais dizendo “seu filho da p..., você não pode fazer isso”. Os dois foram presos em flagrante.

Casal é preso após abandonar três crianças com fome, sujas e molhadas
Um casal foi preso após abandonar os filhos de 6, 4 e 1 ano de idade com fome, sujos e molhados. Após denúncia anônima, a Polícia Militar encontrou a...
Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions