ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Na 1ª edição do ano, senhas para castrar gatos acabam em 12 minutos

Previsão é de que em março o agendamento seja feito pela internet. Em 2018, CCZ castrou 6.399 gatos

Aline dos Santos e Bruna Pasche | 21/01/2019 08:13
CCZ amanheceu com fila para distribuição de 420 senhas. (Foto: Henrique Kawaminami)
CCZ amanheceu com fila para distribuição de 420 senhas. (Foto: Henrique Kawaminami)

As 420 senhas do CCZ (Centro de Controle de Zoonose) para castrar gatos se esgotaram em 12 minutos na manhã desta segunda-feira (dia 21), em Campo Grande. Na primeira ação do ano, o cenário, mais uma vez, foi de longas filas e gente madrugando.

O centro, localizado na avenida Filinto Muller, na Vila Ipiranga, abriu às 7h, mas a funcionária pública Ana Maria Barbosa, 38 anos, chegou às 4h desta segunda-feira. Com uma cadeira e paciência, ela conta que já castrou três gatos no CCZ e que não se incomoda em esperar. Ana Maria conseguiu a senha 47.

“Vale à pena esperar um pouco”, diz o estudante Giovane de Oliveira Lima, 21 anos. Ele deu um gato para a namorada e leu no Campo Grande News sobre a distribuição de senhas. O estudante chegou ao CCZ às 6h30. Ele destaca que o serviço é praticamente gratuito, com pagamento de R$ 15 para implantação de microchip.

A dona de casa Selma Ferreira Naves, 27 anos, chegou às 6h e elogia o atendimento. “É muito bom que seja aberto o público e depois que abre o portão é muito rápido”, diz. Ela já levou quatro gatos para serem castrados no CCZ.

A reportagem verificou que cerca de cem pessoas ficaram na fila, mas não conseguiram senha. A próxima distribuição será em 20 de fevereiro e a expectativa é que seja a última de forma presencial.

No mês março, o serviço deve ser online. “Tem o projeto de agendamento online e essas filas vão acabar ainda esse ano”, afirma a coordenadora do CCZ, Iara Helena Domingos.

Nesta segunda-feira, quem chegou após às 6h30 não conseguiu senha. Conforme Iara, a situação foi diferente no mês de dezembro, quando foram distribuídas 445 senhas, sendo as últimas retiradas às 16h.

Iara conta que uma senhora chegou ir na noite de domingo ao CCZ e pediu ao segurança para esperar lá dentro. “Tem que chegar cedo, mas não precisa de exagero”, diz.

Com a senha em mãos, a pessoa pode agendar imediatamente no local ou por telefone. Nos casos de desistência, a vaga é ocupada por animal abrigado no Centro de Controle de Zoonoses. Além das 420 vagas distribuídas à população, outras 180 são reservadas para as organizações não governamentais. Em 2018, fora, castrados 6.399 gatos no CCZ.

Realizada no sábado, a feira de adoção do centro teve resultado acima do esperado. Foram colocados 100 animais para a adoção, mas 132 foram adotados, sendo 90 cães e 42 gatos.

Quem chegou após às 6h30 ficou sem senha.
Quem chegou após às 6h30 ficou sem senha.
Nos siga no Google Notícias