ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Na Expogrande, governador anuncia alta de exportações do agronegócio

Nyelder Rodrigues e Mariana Castelar | 07/04/2016 21:12
Crescimento, segundo Reinaldo, confirma a força da agropecuária na economia (Foto: Alan Nantes)
Crescimento, segundo Reinaldo, confirma a força da agropecuária na economia (Foto: Alan Nantes)

Foi realizada nesta noite de quinta-feira (7) a abertura oficial da 78ª edição da Expogrande, uma das maiores e mais tradicionais feiras agropecuárias do país. O evento contou com a participação de presentantes do setor rural e várias autoridades, entre elas o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que anunciou crescimento nas exportações do setor neste primeiro trimestre.

"Acabei de falar com o secretário Jaime Verruck [Desenvolvimento Econômico] e ele me passou que, nestes primeiros três meses de 2016, Mato Grosso do Sul elevou em 92% o volume de exportações do complexo da soja, 180% do complexo do milho e 86% do complexo da carne. Isso resultou em uma maior receita da balança comercial ao Estado", destaca Reinaldo, em meio a elogios para a agropecuária.

Para o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Jonatan Barbosa, os números demonstram que o agronegócio não sente a crise, pois para quem trabalha, não há crise. Em seguida, ele apontou para Reinaldo e para o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), também presente ao evento. O governador concordou com a afirmação.

Chico Maia pediu para que Parque Laucídio Coelho fosse usado mais vezes para eventos (Foto: Alan Nantes)
Chico Maia pediu para que Parque Laucídio Coelho fosse usado mais vezes para eventos (Foto: Alan Nantes)

"Hoje vivemos uma crise político-econômica e moral, e a agropecuária vem demonstrando serviço e apresentando bons resultados mesmo diante desta situação. Para melhorar ainda mais este cenário, a Famasul como a Fiems, Fecomércio e outras federações somos a favor do impeachment", declara o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Mauricio Koji Saito.

Já em sua fala, Bernal destacou a importância da Expogrande, frisando a sanção da lei que tombou o Parque de Exposições Laucídio Coelho como patrimônio cultural de Campo Grande, e também sobre a parceria que permitiu a montagem de um estande da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) na feira este ano.

Público acompanhou o evento, que teve homenagens a produtores rurais (Foto: Alan Nantes)
Público acompanhou o evento, que teve homenagens a produtores rurais (Foto: Alan Nantes)

"Este local tem 18 mil m2. Ele podia ser usado não só eventualmente, uma vez por ano para a Expogrande. Ele pode abrigar também outros eventos da cidade. Por isso, peço ao governador e ao prefeito que ajudem a fortalecer este parque", conclamou o ex-presidente da Acrissul, Francisco Maia, que foi um dos homenageados esta noite.

Maia também relembrou de quando chegou ao Estado. "Agradeço aos meus país por terem me trazido de Alagoas para cá há 40 anos. Hoje o nosso sobrenome fortalece a pecuária em Mato Grosso do Sul". Outro homenageado foi Geraldo Corrêa. "Ele foi uma das pessoas que lutou pela raça nelore aqui no Estado", revela o governador.

Depois dos agradecimentos e homenagens da cerimônia de abertura da Expogrande, a forte chuva que atingiu a região do Parque de Exposições agilizou o término do evento.

Nos siga no Google Notícias