A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

28/07/2011 16:58

Nova praça Ary Coelho vai ter grades, coreto e academia de ginástica

Marta Ferreira

Projeto da Praça Ary Coelho prevê grades, volta do coreto, pintura diferenciada na área onde idosos se reúne e uma nova fonte luminosa. (Foto: Reprodução)Projeto da Praça Ary Coelho prevê grades, volta do coreto, pintura diferenciada na área onde idosos se reúne e uma nova fonte luminosa. (Foto: Reprodução)

Uma Praça Ary Coelho bem diferente é o que foi planejado para depois de mais uma reforma do espaço, que terá ordem de serviço assinada pelo prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB) no dia 20 de agosto. O lançamento da obra é parte das comemorações do aniversário de 112 anos da cidade.

O projeto do arquiteto Paulo Hernandes, disponível no site da prefeitura, revela mudanças visuais substanciais no espaço público mais antigo da cidade, em sua 16ª reforma. As intervenções têm investimento previsto de R$ 1 milhão.

Ao redor da praça, surgirão grades para dar mais segurança e permitir que seja adotado um horário de funcionamento. A Ary Coelho, após ganhar fama de ponto de venda de drogas e prostituição, não ficará mais aberta o dia todo. Ela vai ser fechada à noite e reabrir pela manhã.

Vão ser cinco entradas nas esquinas do quadrilátero que circunda a praça e ainda uma voltada à avenida Afonso Pena.

Entrada da avenida Afonso Pena terá portão com grades que remetem a tempos antigos. (Foto: reprodução)Entrada da avenida Afonso Pena terá portão com grades que remetem a tempos antigos. (Foto: reprodução)

O coreto, que já teve idas e vindas nas reformas da praça, vai voltar. Ficará, segundo o projeto, sobre os banheiros, hoje desativados. Havia a previsão de instalação de sanitários químicos, mas o projeto disponibilizado pela prefeitura fala em reforma dos banheiros.

Atividade física- Pelo projeto, a área tradicionalmente ocupada pelos aposentados para jogar dama e dominó receber pintura diferenciada no piso. Na esquina da rua 15 de Novembro com 13 de maio, vai ser instalada uma academia ao ar livre.

O chafariz, que também está sem uso e se transformou, nos últimos anos, em criatório de mosquitos, vai ser revitalizado, e ganhará sistema de iluminação e sonorização. Existe a promessa, ainda, de que receba tratamento para evitar os depósitos de mosquito.

A licitação para a obra, aberta no dia 16 de junho, teve a empresa vencedora, a Loma Engenharia, divulgada esta semana. As concorrentes ainda podem recorrer do resultado no prazo de 30 dias, contados da publicação do resultado, na segunda-feira.

O projeto pode ser visto no endereço

Abstenção em concurso da Câmara Municipal da Capital passa dos 30%
O domingo (17) foi de provas para milhares de campo-grandenses, tanto na manhã como no período da tarde, no concurso da Câmara Municipal, que segundo...
Com forte dores, mulher reclama de falta de atendimento em UPA
Mesmo apresentando fortes dores e inchaço na região do estômago, sem conseguir comer a três dias, uma mulher que procurou atendimento na UPA (Unidade...


o projeto é ótimo!! eu como campograndense sempre fico irritado em ver como nossos aborígines cidadãos sempre destrói o que é público!!! o Belmar Fidalgo é preservado exatamente por ser fechado e nossa mais importante praça necessita ser fechada sim!!! sobre o horário de funcionamento em todos os eventos públicos
 
josé santos em 01/08/2011 05:42:23
Credo! Que pensamento mais bizarro este do Sr. Eduardo!
Francamente...
Deprimente é deixar a praça do jeito que está!

Apóio inteiramente o projeito de reviatlização!
 
Christian da Costa em 29/07/2011 11:54:42
adoooorei, pois a praça ary coelho faz hora, que está precisando de uma reforma totalmente,está muito abandonada! eu tenho até medo, dependendo do horário passar por ela! esta praça, é o coração do centro de CAMPO GRANDE, todos que vêm de fora que visitam a capital passam pela a praça. e por isso ela precisa ser reformada como um ponto turístico do centro.
 
Patricia Rennê S. de Souza em 29/07/2011 11:34:09
A não! Grade não gente. Praça com grade não é praça é cemitério.



Tô rindo muito, com esse comentario do Eduardo ... essa praça já foi cemiterio antes, e agora voltará a ser igualzinho, rárárá...
 
Tycho Brahe em 29/07/2011 10:51:03
Concordo com a apiniao do Eduardo. Praca com grades..!?? Q isso gente...!? Vc terah q ter horario pra desocupar a praca..??..Isso meeesmo, de-so-cu-parrrr....!!! (como diz o BORIS CASOY) ___Isso e uma VERGONHA...!! A cada dia q passa somos eliminados, excluidos, mal atendidos, lesados,enfim...nossos passeios e diversoes terah um limite...Falar mais o q..?? O dinheiro estah com eles, alem do dinheiro, PODERRRRRRR........EHHHHH,...!!! somos pikinininhussss...mas no dia da eleicoes, somos GRAANDES, ganhamos ateh beijinhos,..rsss.. nossos votos valem pra caramba.
XEGA, CANSEI...!!! :( Q todos tenham um otimo dia....!!!
 
marilene sa silva em 29/07/2011 10:09:01
nossa essa praça vai ficar linda e acolhedora
para todos nós, não só para usuarios de drogas
eu mesma não passava pela praça com
medo. alem do mais campo grande merecia
uma praça central linda e vistosa
parabens prefeito ja era em tempo!
 
rosemaire pereira de oliveira em 29/07/2011 08:06:22
Sou campograndense á 62anos,e fiquei muito feliz em saber que a praça ari coelho será vitalizada.gostei muito do projeto.ela (a praça merece).pois tenho saudade da época que eu passeava,namorava naquela praça.ela é um marco da nossa querida campo grande.parabens ás autoridade.lucia
 
maria lucia ribeiro leite em 29/07/2011 07:29:35
seria bom se mantivessem uma fonte d'agua,mais moderna com feixes de água que brotassem do chão sem aquele cercado redondo em volta que servia para estagnar a água,e manter suja,poderia ter ralos por onde se escoaria a agua da fonte,afinal sofremos com tempo seco em nossa cidade.
 
antonio luis em 29/07/2011 04:36:22
Cara Marilene, de madrugada nunca tem gente de família numa praça... só quem fica ali de madrugada é prostitutas (os) drogados, vendedor de droga, se liga. Passear na praça de madrugada, aqui é Campo Grande, não é nenhuma cidadezinha de interior não.
 
adriana farias em 29/07/2011 03:10:43
Com grade ou sem... vai ter posto policial?
Porque os nóinhas vão sair de dentro da praça, pra ficar nos pontos de ônibus. Pensem... pensem...
O projeto é muito bonito. E ali era cemitério antes... agora os mortos vivos andam encima da terra, se drogando, roubando e prostituindo. Tomara que dê um novo ar ao centro da cidade, que andei vendo esta semana... anda meio carregado e triste.
 
Antônio Marcos Alencar em 29/07/2011 02:23:19
o nome disso é higienismo, gente. Consultem numa busca rápida na Internet e vão entender as intenções sobre o cercamento da Ary Coelho.
 
Daniel Francelino da Silva em 29/07/2011 01:42:10
Essa foto|reprodução, lembra a entrada do Passeio Público de Curitiba.
Muito bom o projeto e a idéia de portões. Parece que dessa vez, a Ari Coelho vai ficar linda.

 
neyde de oliveira em 28/07/2011 10:07:19
OLHA PELO VISTO VAI FICAR LINDO, ESPERO QUE NÃO ACONTEÇA COMO NO LUGAR DE ONDE VENHO,ALGUMAS PRAÇAS FORAM FECHADAS ASSIM, A MALANDRAGEM TOMOU CONTA E ESPANTOU AS PESSOAS QUE POR ALI PASSAVAM E GOSTAVAM DE TOMAR UM SORVETE COM OS FILHOS, CAMINHAR EM MEIO À VEGETAÇÃO, COMER PIPOCAS, TINHA UM FEIRA TODOS AS QUINTAS FEIRAS, A BANDIDAGEM DECRETOU COMO SEU O TERRITÓRIO E AI, BOM O RESTO JÁ DÁ PARA IMAGINAR...
FINAL DA HISTORIA, SÓ SERVE PARA TOMAR OS COLETIVOS, MAS ATÉ ÁS 23 HS, VIU, FIQUEM ESPERTOS.
 
ILZA AMÉLIA em 28/07/2011 08:34:57
Serviços de manutenção é o que requer praças e parques.Depois do abandono vem a "revitalização" a que preço?O que daria para cuidar de muitas praças da cidade e com segurança.Como disse o poeta:A praça é do povo,praças não cercam e sim parques pela sua dimensão.A praça Ary Coelho é referenciada no livro Praças do Brasil(Fabio Robba,Silvio Soares Macedo,Edusp 2002)esta em destaque na capa do livro como foto central;ela é plana,as intervenções nas praças reduzem area para plantas aumentando a impermebialização.Muito comum nas cidades brasileiras nos fins de mandato encaixotam as praças em nome da revitalização.2012 comemora o centenario de nascimento da maior botanica do Brasil,Doutora Graziela Barroso,sulmatogrossense de Corumba,no Jardim Botanico do Rio de Janeiro,onde trabalhou e formou muitos botanicos .
 
Antonio Correa de Oliveira Filho. Diretor da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana da Região Centro Oeste,www.sbau.org.br em 28/07/2011 07:54:02
A não! Grade não gente. Praça com grade não é praça é cemitério. Não vai dar pra cortar caminho e vai dificultar as manifestações populosas. Sem falar que vão trancar a coisa e a gente vai ter hora marcada pra ir embora. Nunca mais poderemos esperar o ônibus em baixo das árvores. Deprimente.
 
Eduardo Bernardo Aguiar em 28/07/2011 07:11:33
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions