Nova regra permite declaração escrita para cadastro em unidades de saúde
Medida dispensa comprovante de residência e busca facilitar o acesso ao SUS
A partir de agora, moradores de Campo Grande poderão se cadastrar em unidades básicas de saúde apresentando apenas uma declaração de residência feita de próprio punho. A medida foi oficializada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) na edição desta quarta-feira (6) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Antes da publicação da norma, era obrigatório apresentar um comprovante de residência formal, como conta de luz, água ou contrato de aluguel para realizar o cadastro no sistema PEC e-SUS, utilizado pelas equipes de Saúde da Família. Com a mudança, basta que a pessoa escreva uma declaração informando onde mora, assumindo responsabilidade pelas informações prestadas.
- Leia Também
- Mutirão leva serviços de saúde a bairros de Campo Grande durante o mês de agosto
- Anvisa proíbe venda de relógio que promete controlar diabetes e pressão arterial
A medida visa ampliar o acesso à saúde, especialmente para quem vive em situação de vulnerabilidade, como moradores de áreas invadidas, favelas ou regiões onde o domicílio não está formalizado em nome do usuário. Muitas vezes, essas pessoas enfrentam dificuldades para apresentar comprovantes em seu nome e acabavam barradas na porta das unidades.
A resolução também proíbe expressamente que cidadãos sejam impedidos de receber atendimento por não estarem cadastrados previamente ou por já estarem vinculados a outra unidade. Casos de negativa podem resultar em punição administrativa aos servidores responsáveis.
O modelo da declaração que deve ser preenchida pelos usuários consta no anexo da resolução. A norma entra em vigor imediatamente com a publicação no Diogrande.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.