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Capital

Novidades no projeto vão melhorar trânsito na Mato Grosso, diz prefeito

Serão colocados dois pontos de conversão livre à direita para quem entra e sai da Rua Antônio Theodorowic

Lucas Junot | 15/06/2017 16:30
Marquinhos sinaliza onde será feita conversão livre à direita (Foto: Lucas Junot)
Marquinhos sinaliza onde será feita conversão livre à direita (Foto: Lucas Junot)

Durante vistoria nas obras da Via Parque com a Avenida Mato Grosso, nesta quinta-feira (15), o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) apresentou duas novidades no projeto que garantirão mais fluidez ao trânsito. Além do alargamento da pista na Mato Grosso, dois trechos serão liberados para conversão independente do semáforo.

Um dos pontos mais movimentados, especialmente no horário de pico, segundo o prefeito, é o acesso para quem entra e sai da Rua Antônio Theodorowic, que dá acesso ao Carandá Bosque, Mata do Jacinto e outros bairros. “Quem desce a Mato Grosso – sentido Centro – não precisará mais esperar o semáforo abrir para entrar à direita. Da mesma forma, a conversão à direita será livre para quem sai da Antônio Theodorowic para pegar a avenida”, explicou Marquinhos.

Ao saírem do bairro para pegar a Mato Grosso, condutores poderão fazer conversão livre à direita (Foto: Lucas Junot)
Ao saírem do bairro para pegar a Mato Grosso, condutores poderão fazer conversão livre à direita (Foto: Lucas Junot)

O espaço reservado às conversões será demarcado por um canteiro em forma de triângulo, separando as pistas para quem vai seguir em frente e realizar a conversão. Além disso, a Rua Antônio Theodorowic, ganhará mais duas pistas para quem trafega no sentido Mato Grosso.

De acordo com o prefeito, a expectativa é de que em 30 dias toda a obra seja concluída, incluíndo a redução da rotatória da Via Parque. “Tinhamos um cronograma inicial de 90 dias, mas praticamente a metade desse período choveu”, justifica.

Nesta quinta-feira as máquinas já preparam mais uma pista da Mato Grosso para receber pavimento, no sentido Parque dos Poderes. Depois de terraplanar o que antes era o canteiro central, uma camara de 15 centímetros de pedra fará fundo para outros cinco centímetros de lama asfáltica.

“Na semana que vem já começamos a cortar a rotatória”, garantiu Marquinhos.

Condutores terão uma faixa a mais para trafegar na Mato Grosso (Foto: Lucas Junot)
Condutores terão uma faixa a mais para trafegar na Mato Grosso (Foto: Lucas Junot)
Avenida Mato Grosso, sentido Parque dos Poderes (Foto: Lucas Junot)
Avenida Mato Grosso, sentido Parque dos Poderes (Foto: Lucas Junot)

O projeto - As alterações no canteiro central da Mato Grosso abrangem, a partir da rotatória, 80 metros no sentido da Avenida Ceará e até a Avenida Antônio Teodorowich, sentido bairro Carandá Bosque.

As obras no cruzamento das duas avenida compreendem também a instalação de semáforos e redução no tamanho da rotatória, para que os veículos que trafeguem na Mato Grosso sigam praticamente em linha reta.

"Vamos reduzir em 60% o tempo de espera neste trecho, apenas com a pista mais larga e quatro semáforos bem programados", explicou Marquinhos. De acordo com o prefeito, os horários mais críticos são entre as 6h e 8h; 11h15 e 13h15; 17h e 18h30.

O debate para solução do ponto de estrangulamento é antigo. A obr era para ter sido iniciada em agosto de 2014, na gestão passada, mas desde então tem sido prometida e depois adiada.
A construção de um viaduto orçado em R$ 40 milhões chegou a ser cogitada em gestões anteriores, mas a proposta nunca prosperou.

O projeto de mudanças tem recursos disponíveis em caixa, repassados pelo Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) desde 2014. Com feito aditivo neste ano, o total de recursos para a obra aumentou de R$ 1,3 milhão para R$ 1,6 milhão.

Dinâmica de trânsito - Dados da Agetran revelam que pela Avenida Mato Grosso passam diariamente cerca de 36 mil veículos, 18 mil em cada sentido da vida, e na Via Parque são 22 mil veículos/dia, 12 mil no sentido Shopping Campo Grande/Parque Soter e 10 mil no sentido Parque Soter/Centro.

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