ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

OAB/MS se diz "preocupada" em entregar armas a guardas municipais

Aliny Mary Dias | 01/11/2013 12:06
Reunião contou com representantes das comissões e delegado da Polícia Federal (Foto: Divulgação/OAB)
Reunião contou com representantes das comissões e delegado da Polícia Federal (Foto: Divulgação/OAB)

O delegado da Polícia Federal, José Otacílio Della-Pace e representantes de duas comissões da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasi) se reuniram ontem (31) para discutir o porte de arma por parte dos guardas municipais da Capital.

As comissões participantes do encontro foram a dos Direitos Humanos e a de Estudos Constitucionais. Segundo o debate, a Capital ainda não possui preparo suficiente para que os guardas possam usar armas.

A OAB/MS sugeriu que uma ouvidoria e corregedoria autônomas sejam criadas para que o assunto possa ser colocado em pauta. A criação de uma Escola de Formação Técnica Policial para a corporação também foi discutida no encontro.

“É de extrema importância que os guardas aprendam sobre direitos humanos, penal e constitucional”, afirma o secretário-geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS, Caio Magno Duncan Couto.

De acordo com a instituição, a OAB irá colaborar no auxílio jurídico à PF, informando a realidade local e, se necessário, ajuizar uma ação judicial caso o município atribua o porte sem que esteja qualificado e autorizado.

Porte - O Decreto n° 12.197, que institui a concessão do porte de arma de fogo funcional da Guarda Municipal, foi publicado pela prefeitura no dia 11 de setembro deste ano. O projeto é uma proposta de emenda constitucional à Lei Orgânica Municipal 61/13 e modifica a redação do inciso IV do artigo 8.

Nos siga no Google Notícias