ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Onze anos depois, Autódromo de Campo Grande segue como "abacaxi" judicial

Aline dos Santos | 24/07/2012 17:44

No mês passado, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou a posse imediata pela prefeitura

Autódromo motiva polêmica desde 2001. (Foto: Marcelo Victor)
Autódromo motiva polêmica desde 2001. (Foto: Marcelo Victor)

Inaugurado em 2001, em meio a uma polêmica judicial, o Autódromo Internacional de Campo Grande está prestes a fazer 11 anos em agosto ainda como um "abacaxi" judicial.

No mês passado, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou a posse imediata pela prefeitura, que desde então aguarda a publicação da decisão. “O acórdão vai nos informar como ficou a decisão, modular os efeitos práticos”, afirma o procurador Valdecir Balbino da Silva.

Em 2009, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decidiu que a posse do autódromo era da prefeitura, mas a massa falida, dona do empreendimento, recorreu.

Agora, o STJ mandou que o processo voltasse a tramitar na Justiça estadual, com direito de participação da massa falida. Conforme o procurador,deve ser aberto prazo para que a empresa se manifeste. O Campo Grande News entrou em contato com o escritório Wald, que representa o autódromo no processo no STJ, mas a defesa não quis falar.

Posto está lacrado aguardando empresa que venceu licitação (Foto: Minamar Júnior)
Posto está lacrado aguardando empresa que venceu licitação (Foto: Minamar Júnior)

Novela - O autódromo motiva briga judicial desde 2001. Um dos pontos mais controversos foi a concessão de cinco áreas públicas em canteiros para instalação de postos de combustíveis da Petrobras.

Os canteiros ficam na avenida Mato Grosso, no Parque dos Poderes; na Gury Marques, saída para São Paulo; na saída para Três Lagoas, na entrada do bairro Maria Aparecida Pedrossian; na saída para Rochedo; e saída para Cuiabá.

À época, foram apontados inexistência de estudo de impacto ambiental e inconstitucionalidade da lei municipal que autorizou a concessão das áreas. Dois anos depois, em 2003, a empresa administradora do autódromo abriu falência.

Em 2009, o TJ devolveu os postos e o autódromo para a prefeitura.

De acordo com o procurador, a decisão sobre os postos em canteiros não tem relação com a sentença do STJ.

Segundo ele, os postos estão fechados, atualmente, porque a Petrobras conseguiu mais prazo para retirar os tanques de combustíveis. A prefeitura já fez licitação e a Ipiranga vai assumir os postos.

Nos siga no Google Notícias