ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Operação contra tráfico de drogas em escolas prende cinco em MS

A Operação Anjos da Lei é realizada em 26 estados e no Distrito Federal desde as primeiras horas do dia

Geisy Garnes | 13/11/2018 14:43

Policiais civis de todo o país cumpriram nesta terça-feira (13) mandados de busca e apreensão e prisões de envolvidos com o tráfico em 26 estados e no Distrito Federal. A Operação Anjos da Lei tem como alvo traficantes que agem no entorno de escolas e em Mato Grosso do Sul já prendeu cinco pessoas.

No Estado a operação envolveu policiais das delegacias especializadas da Capital e delegacias do interior e aconteceu em todos os 79 municípios. Conforme o primeiro balanço divulgado, nas primeiras horas de ação cinco pessoas foram presas - quatro em flagrante e um suspeito com mandado de prisão em aberto.

Ainda foram apreendidas munições calibre 762 e 135,5 gramas de drogas e vários equipamentos eletrônicos sem procedência. Os policiais ainda recuperaram dois veículos e dois celulares.

Ao Campo Grande News, o delegado-geral Marcelo Vargas afirmou que o objetivo da operação não é apreender grandes quantidades de drogas, mas sim reprimir o tráfico no entorno das escolas do Estado. Justamente por isso, o foco é a prisão de usuários e traficantes que agem próximo aos adolescentes.

Ainda conforme o delegado, em Mato Grosso do Sul, as ações fazem parte do programa Escola Segura, Família Forte, que promovem palestras com policiais civis e militares nas escolas do Estado alertando sobre o uso de drogas e outros crimes. “Muitas vezes o que leva o adolescente ao primeiro contato com a droga é a curiosidade. No projeto temos um kit, então o aluno vai ter contato com a maconha, a cocaína, o haxixe, depois vai assistir a um vídeo sobre os efeitos e consequências e ainda participar de uma palestra” detalhou.

A operação é a quarta ação coordenada pelo Sistema Único de Segurança Pública em que as polícias civis de cada estado atuam com a coordenação do Ministério da Segurança Pública.

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Polícias Civis e coordenador da operação Emerson Wendt, em entrevista ao G1 São Paulo, o objetivo não é apreender grande quantidade de drogas, mas sim prender traficantes em flagrante. A principal intenção é reprimir o tráfico nas imediações de escolas em todo o país, em torno de 300 a 400 metros ao redor dos colégios.

De acordo com o ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, a operação conta com 160 policiais civis. No primeiro balanço divulgado nacionalmente, foram cumpridos 131 mandados de busca e apreensão e 166 prisões, dessas, 74 foram em flagrante, e 21 adolescentes infratores apreendidos por tráfico na proximidade de escolas.

Nos siga no Google Notícias