ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Operação da Polícia Federal “cerca” mansão do ex-secretário Giroto

Aline dos Santos e Luana Rodrigues | 09/07/2015 08:36
Mansão de Giroto em condomínio de luxo amanheceu cercada por viaturas da Polícia Federal.
Mansão de Giroto em condomínio de luxo amanheceu cercada por viaturas da Polícia Federal.

A operação “Lama Asfáltica”, realizada nesta quinta-feira em Campo Grande, cercou a mansão do ex-secretário estadual de Obras, Edson Giroto, atual assessor especial do Ministério dos Transportes. A casa de luxo fica localizada no residencial Dhama.

Giroto é ex-secretário municipal de Obras de Campo Grande e do governo do Estado. Os policiais também foram à empresa Proteco Construtora Ltda, à residência do empresário João Alberto Krampe Amorim (proprietário da Proteco) e à Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura).

A operação investiga contratos de R$ 45 milhões, que teriam provocados prejuízos de R$ 11 milhões aos cofres públicos. A ação, deflagrada pela PF , CGU (Controladoria-Geral da União) e Receita Federal, mira empresas de pavimentação, coleta de lixo e construção de estradas. São 19 mandados de busca e apreensão.

O alvo é combater uma organização criminosa suspeita de fraudar licitações em obras públicas no Estado. O grupo é acusado de cometer sete crimes: sonegação fiscal, formação de quadrilha, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva e fraudes em licitação.

O nome da operação faz referência ao insumo usado nas obras identificadas, como pavimentação e ações de tapa-buracos.

As investigações tiveram início há dois anos, quando foram detectados indícios de que importante empresário de Mato Grosso do Sul e diversas pessoas ligadas a ele estariam corrompendo servidores públicos, fraudando licitações e desviando recursos públicos.

A reportagem tentou contato com o empresário João Alberto Krampe Amorim, mas ele não respondeu. Edson Giroto também não atendeu o Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias