A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

05/02/2014 07:33

Pais criticam "despreparo" da prefeitura ao iniciar aulas sem materiais

Aliny Mary Dias
Alunos se apressaram para entrar na Escola Municipal Geraldo Castelo (Foto: Marcos Ermínio)Alunos se apressaram para entrar na Escola Municipal Geraldo Castelo (Foto: Marcos Ermínio)

As férias chegaram ao fim para os alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) e do Estado nesta quarta-feira (5). No portão das escolas municipais o assunto entre os pais é um só: a preocupação sobre o atraso na entrega dos kits e uniformes.

Conforme a SED (Secretaria de Estado de Educação), 240 mil alunos voltam às aulas hoje. Já a Semed (Secretaria Municipal de Educação) não informou o número de alunos matriculados neste ano, até o ano passo eram 96 mil crianças e adolescentes.

As escolas voltaram à rotina bem cedo, cerca de meia hora antes do horário da entrada já havia crianças prontas para o primeiro dia letivo do ano. Na escola Professor Arlindo Lima, na Rua Barão do Rio Branco, no Centro da Capital, o cenário era o comum nessa época. Muitos alunos empolgados com a volta para a escola e outros, os menores, choravam revoltados com os pais.

A reportagem percorreu três escolas municipais nesse início de manhã e em todas elas a preocupação dos pais era a mesma. Daniele Nogueira, 35 anos, levou a filha de 11 anos que está no 6º ano.

Ela conta que o atraso na entrega dos kits e até dos uniformes é uma situação revoltante. “Eu acho uma sacanagem porque tem gente que não tem condição de comprar e passa dificuldades. É uma preocupação a mais para os pais”, explica.

Pais estão preocupados com atraso de kits e uniformes (Foto: Marcos Ermínio)Pais estão preocupados com atraso de kits e uniformes (Foto: Marcos Ermínio)
Lucia espera que 2014 seja melhor que o ano passado (Foto: Marcos Ermínio)Lucia espera que 2014 seja melhor que o ano passado (Foto: Marcos Ermínio)

A saída encontrada por Daniele para driblar a falta dos materiais foi utilizar os itens entregues no ano passado, também com atraso. “Como atrasou bastante no ano passado, eu comprei e ela usou. Agora como vai atrasar de novo vou usar os do ano passado”, conta. Sobre os uniformes, a mãe não tem saída, a filha vai ter que usar as camisetas velhas até que as novas cheguem.

Para Maria Antônia Silva, 44, a falta dos kits é sinal de despreparo da prefeitura. “É muito complicado porque são itens essenciais. Pelo menos isso eles deveriam dar para os alunos”, diz.

Também revoltada com a falta dos itens, Lucia Guizelini, 63, levou a neta de 8 anos para a escola. Ela conta temer sobre o ano letivo. “Eu espero que esse ano seja melhor que o ano passado, tomara que não atrase tanto porque fica muito difícil para os pais”.

Na maioria das escolas municipais a primeira atividade dos alunos e professores foi a acolhida. Rito onde a equipe de professores é apresentada aos alunos, geralmente em uma reunião na quadra ou no pátio. O objetivo é “quebrar o gelo” entre os novos matriculados e integrar com o corpo docente.




Bom eu como optei por ter apenas uma filha, trabalho todos para arcar com suas despesas. Acho que todos tem direito de ter quantos filhos quiser, mas ai ficar dependendo dos governantes já é demais.Meus Pais tiveram 5 filhos, criaram e educaram todos sem ajuda de ninguém.
 
Luzia Nogueira em 05/02/2014 15:26:54
UAI,NÃO ENTENDI. MEU FILHO ESTUDOU NESTA MESMA ESCOLA ANO RETRASADO (GERALDO CASTELO) DA FOTO, E O UNIFORME E MATERIAL DEMOROU 1 MÊS PRA SER ENTREGUE, AGORA NEM COMEÇARAM AS AULAS E JÁ ESTÃO RECLAMANDO....NÃO ENTENDI...SEMPRE FOI ASSIM DESDE A GESTÃO ANTERIOR. ESPERO QUE MEU COMENTÁRIO SEJA PUBLICADO.
 
jose herculano da silva em 05/02/2014 13:30:29
"Pais criticam "despreparo" da prefeitura ao iniciar aulas sem materiais" Na minha opinião esse "despreparo" não é da prefeitura mas sim desses pais que não arcam com o compromisso de criar seus filhos...
 
Gustavo Diniz em 05/02/2014 13:28:23
Esqueceram de relatar nesta reportagem também da escola estadual, pós não teve merenda para alunos q ficaram ate 12;20 isso e um absurdo.
 
Andreia de Souza em 05/02/2014 13:26:33
Apoio a maioria dos comentários. Também sou pai, miha filha estuda em escola municipal e nem por isso fico "mamando na teta" do governo. Sabendo que os kit poderiam nao ter chego no prazo, me antecipei e comprei o material. agora dier que não tem dinheiro para isso?? Absurdo, com tanto Vale isso Bolsa aquilo,!! Tem dinheiro sim, mas infelizmente pais nao usam de forma correta.
Quanto a politica, procure ir atras do porque não a prefeitura não está conseguindo atender. Pois sofre o maior boicote que já vi!! Turma do PMDB nao fizeram nada alem de tentar derrubar prefeito e amarram contrato milionários.
Parabens bernal, eu to com vc, e entendo suas ações!!!
Ps: por favor publiquem...
 
Rodolpho Souza em 05/02/2014 13:20:38
Estudei da 1ª a 8ª serie em escola pública municipal e em nenhum desses anos foram entregues o material escolar no 1º dia de aula, e não era porque eu iria ganhar um kit escolar que meus pais não o comprava. Geralmente esse kit era distribuído lá para março e abril, e era uma porcaria de material, ai vem alguma pessoas aqui e vem falar que era coisa de 1 sinceramente a educação nas gestões passada estava a mesma porcaria que está hoje, professores eram e são mal remunerados, alunos não tinham e ainda não tem ensino de qualidade, e a estrutura das escolas deixam muito a desejar.
 
Dalton Santos em 05/02/2014 13:11:48
Nunca soube que as escolas já estavam esperando seus alunos com os materiais e uniformes no primeiro dia de aula, sempre havia uma demora na entrega. A questão dos uniformes é uma necessidade anual, muitos alunos não conservam seus uniformes devido a falta de roupa usam também em outro horário é o que vejo em meu bairro.
 
Marisa Aluchna em 05/02/2014 12:20:15
Parabéns Raquel de Queiroz, Já vi também pais usando o Uniforme dos filhos, quer ver mais.... comecem a reparar nos Pedreiros e serventes de Obra, que geralmente entram as 06h30m e saem as 17H00m de Bicicleta, 80% estão com as mochilas dos filhos nas costas, criança de hoje não quer saber de Kit escolar dos estados, querem coisas de marca e personagens. Gozado é os pais que na verdade e esta provado aqui, que a maioria estão satisfeito com o que já ganham, isso é sensacionalismo do PMDB....
 
Andre Ribeiro em 05/02/2014 12:19:48
kkkkkkkk...
materiais de primeiro mundo??? Carlos Cesar de Souza, daí o sr acordou???!!
 
Etiene mendonça em 05/02/2014 11:51:07
Pois é Maximiliano Rodrigo, hoje em dia o brasileiro esta tão acostumado a ganhar tudo, trabalhar pra que? tem que ficar em casa fazendo filhos para ganhar bolsa escola , bolsa família, sei la o que mais, querem que o mundo acabem em barranco para morrer escorado!
 
Etiene Rodrigues Mendonca em 05/02/2014 11:48:01
Olha na minha época a prefeitura não dava material escolar, raramente um caderno, o que ela dava era apenas o uniforme... não estou dizendo que a atual administração é certa ou errada (até pq não gosto do bernal como administrador da cidade, ou até mesmo politico), mas tem pais que ficam se fazendo de vitimas, vamos parar com isso economizem um pouco na cerveja ou na assinatura de tv a cabo e comprem um caderno, 2 lapis e 2 canetas para seus filhos irem estudar !
 
Fernando da Silva em 05/02/2014 11:32:06
os perfis falsos que postam aqui são tao engraçados...
deviam ler a constituição p saber de quem eh a responsabilidade pela escola fundamental.
 
francisco guimaraes em 05/02/2014 10:47:40
acho engraçado ne antigamente os alunos mal recebiam o uniforme e hj em dia os pais querem fazer filhos manda lo para escola e so receber luxo assim e facil fazer filho e o governantes bancar porq e uniforme e kit escolar e short e tenis lanche daqui uns dias vao pedir pra escolar ter lugar para dormr la tbeim aos fds so pode bando de folgados fez filhos arque com as suas responsabilidade tem pai que acha que a escola tem ate que educar filho por isso que a educaçao esta essa precariedade e quando eu estudava nunca se recebeu uniforme nem kit escolar no primeiro dia de aula sempre duas semanas depois do inicio da aula mas o povo gosta de pegar no pe do prefeito ne
 
thally rojas em 05/02/2014 10:26:56
Bonito.... Se chover muito, é culpa do Bernal... Se fizer Muito Sol é Culpa do Bernal...Concordo com a maioria, no meu tempo, nunca existiu kit escolar, até livro eu comprava, agora tem vale escola, uniforme kit escolar... desse jeito o pouco dinheiro de muitos pais " Folgados" ficam mesmo só pra costela gorda no fim de semana, regado com a cervejinha gelada... Pelo Amor de Deus gente, levanta a mão pro céu pra agradecer o que já existe.....
 
Alex Junior em 05/02/2014 10:19:33
Cada coisa que vejo noticiando, a prefeitura ter que dar um caderno e lápis porque os pais não tem condição de comprá-los. Fica uma possível solução> a sociedade consumista ser mais racional, fica gastando com dia dos pais, dia das crianças, pascoa, natal, ano novo, bebidas e tantas outras coisas menos importante, e depois fica endividada e não tem condições de comprar material escolar, o Estado terá que bancar tudo agora, tem coisas mais importantes como> qualificação dos professores, melhores salarios, reforma nas escolas, lanches, etc., e os pais se atentem mais para os gastos superfluos, fica a dica...
 
adriano pechefist em 05/02/2014 10:16:13
Tenho 22 anos e estudei em escola municipal até a 6ª série. Na época em que estudei os materiais e uniformes sempre chegaram atrasados. Não estou defendendo este ou aquele partido, mas as coisas continuam da mesma forma. Não entendo o que querem dizer quando citam "Foram dezesseis anos de primeiro mundo material uniforme merenda e agora cade?" (sic).
Onde??? Primeiro mundo?/ Nunca!!
Não entendo o motivo de tanto alarde. É pra ajudarmos a ser uma gestão pública e não tornarmos cada dia mais um circo!
 
Junior Dias em 05/02/2014 10:14:24
É Taise Fabiane vc não vai entender nunca até vc ter filhos. Depois que vc tiver ai o seu discurso vai ser outro, principalmente se vc for pagar escola particular.
 
jose corsine em 05/02/2014 10:07:27
Prefeito,
O senhor deveria ter mandado o material pelo correio, pois as aulas começaram hoje, peço as pais que acompanhem os filhos na escola, estude com eles nos fins de semana, conheçam seus amigos de escola, verifique suas frequência. Façam a sua parte também, pois essa é muito mais importante, até mesmo pela afetividade que se cria.
 
Carmen barbos em 05/02/2014 10:05:21
Mt bem Taise, concordo plenamente com teu comentário, os pais hoje querem que o poder publico assuma as responsabilidades com os filhos que eles (pais) fazem.
 
Silverio Gomes da Silva em 05/02/2014 10:02:25
O Taise vc estudou no tempo do epa!!! Foram dezesseis anos de primeiro mundo material uniforme merenda e agora cade? ate parece que essa cambada nao sabia disso horas bolas pelo amor de qualquer coisa....
 
Carlos Cesar de Souza em 05/02/2014 09:56:52
na minha época nem existia esse tal kit,escolar estudei até a sétima serie sem reprovar nem um ano, garanto que todas as pessoas que reclamam nao faltaram a sua cervejinha no final de ano.
 
natal araujo em 05/02/2014 09:55:08
taise, TODAS as prefeituras do pais sao responsaveis pela pre-escola e primeiro grau. recebem inclusive dinheiro federal p isso. nao justifique a INCOMPETÊNCIA do bernal colocando a culpa nos pais dos alunos.
 
francisco guimaraes em 05/02/2014 09:48:07
Errar é humano, persistir no erro é burrice, fizeram a mesma coisa que no ano passado.
 
João Renato em 05/02/2014 09:45:39
eu acho um descaso pois eu sou uma cidadã e pago os meus imposto, e gostaria mt que os materiais escolares ja estivesse nas escola.
 
sebastiana de castro em 05/02/2014 09:44:34
Mais que sensacionalismo.... meus filhos estudam em escola do estado e também não receberam os materiais !!!!!!!!!! ninguém vai falar nada ????? e outra coisa, a maioria dos alunos não usam os materiais doados pelo governo, seja estadual ou municipal, a única coisa que 100% usa, porque é obrigatório, é a camiseta, a maioria nem o short quer, e eu já vi até mães usando os shorts dos filhos. Tanta hipocrisia, nos governos anteriores nunca foi entregue adiantado. Que gente chata, torra a paciência da gente com essas matérias.
 
Raquel de Oliveira em 05/02/2014 09:44:10
O impressionante, é que hoje em dia a população é muito mais rica do que a população dos anos 80, ninguem tinha dinheiro, mas todo mundo comprava material e uniforme para os filhos irem às aulas, com a atual politica do governo, a população tá mais sem vergonha, eles querem tudo de mão beijada e ainda auxilio comida, casa, conta de luz, puxa vida estamos criando um país de vagabundos, onde ninguem mais terá que trabalhar e o governo sustentará todo mundo, claro, sei que a partir do momento em que o governo se prontifica a dar uniforme e material, estas contas já saem do orçamento da familia, mas puxa vida, mandem seus filhos com roupa normal e comprem um caderno e um lápis pra ele, ninguem vai morrer de fome por causa disso, logo chega o material e pronto, ano que vem briga de novo.
 
maximiliano rodrigo antonio nahas em 05/02/2014 09:43:54
Ué....? O Bermal não era o salvador da Pátria ?
O voz de veludo do " As pessoas em primeiro lugar"?
Acho que as pessoas ficaram para o último lugar.
Beeem feito ! Assim aprendem a votar e TALVEZ não se deixem mais levar por promessas falaciosas tipo Bermal, Delcídio e Azambuja...
 
alexandre barbarossa em 05/02/2014 09:29:07
Pra quem já deixou as crianças sem merenda, uniforme não é nada!
 
William Vilela em 05/02/2014 09:20:20
eu não entendo o por que dos pais reclamarem tanto que a prefeitura não entregou os kits de materiais e uniformes, na época em que eu estudava ( e olha que nem tem tanto tempo assim hj tenho 31 anos) meus pais se preparavam antes para o ínicio das aulas pois sabiam que tinham materiais escolares e uniformes pra comprar, eu acho que agora ficou muito fácil ter filhos, pois a prefeitura da uniformes e materiais e o governo da bolsa escola.
 
Taise Fabiane em 05/02/2014 09:12:14
Deixa o "HOMEM" trabalhar, gente!!!!
 
Idamir Franco em 05/02/2014 09:10:08
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions