ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Para acabar com burocracia, lei cria site para centralizar alvarás de eventos

Projeto de lei de três vereadores foi sancionado pela Prefeitura e objetivo é unir as autorizações de todas as secretarias, criar um manual de alvarás e estabelecer um espaço físico para receber documentação

Izabela Sanchez | 27/03/2019 09:55
Marcha para Jesus, na Praça da República, também chamada de Praça do Rádio, em 2018 (Foto: Marina Pacheco)
Marcha para Jesus, na Praça da República, também chamada de Praça do Rádio, em 2018 (Foto: Marina Pacheco)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) sancionou e publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (27) o projeto de lei 8.703/17, dos vereadores João César Mattogrosso (PSDB), André Salineiro (PSDB) e Dr. Wilson Sami (MDB) que cria o “Fácil Eventos”. O projeto é uma tentativa de centralizar todas as autarquias municipais que emitem alvarás para autorizar a realização de eventos em Campo Grande.

O objetivo, conforme explicou o vereador João César Mattogrosso, é acabar com a burocracia. “A ideia é tirar um pouco da burocracia e dar mais agilidade, eu que já mexi muito tempo com eventos, promovi muito tempo, a gente sofreu muito e ainda sofre nessa parte dos alvarás, porque é muita burocracia e cada um joga para o outro, a ideia é dar uma entrada única”, comentou.

A lei 6.176 afirma que o processo será informatizado e vai unir todos os órgãos municipais responsáveis pela emissão de alvarás, licenças, certidões e demais documentos que autorizam a realização de eventos. A ideia, explicou o vereador, é criar um site para que os interessados encontrem todas as autorizações, mas o projeto ainda precisa ser regulamentado pela Prefeitura.

Ficam contemplados todos os eventos econômicos, culturais, esportivos, recreativos, musicais, artísticos, expositivos, cívicos, comemorativos, sociais, religiosos, políticos e outros, em espaço aberto ou fechado, particulares ou não. São eventos que interferem em espaço público e causam aglomerações.

É comum, para quem solicita autorização, demora e confusão nos documentos exigidos e muitas vezes setores, grupos e até pessoas utilizam “de jeitinho”, com ajuda de um agente público, para conseguir os alvarás necessários. O vereador acredita que informatizar os processos e unir as secretarias da Prefeitura vai padronizar o procedimento.

“Vai ter ainda a regulamentação, mas a ideia é criar um site, eles vão ter que se comunicar, bombeiros, todas as secretarias envolvidas já vão ter que dar um parecer ali. Assim que eu assumi [mandato] fiz um compromisso que eu precisava fazer algo sobre isso e aí, paralelamente, o André Salineiro entrou junto, ele também vinha dialogando, e decidimos, ao invés de apresentar projetos diferentes, unir forças”, contou.

Segundo o parlamentar, o projeto começou a ser desenhado no primeiro semestre de 2017, envolveu diálogos com o setor público, como a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e empresários da área de eventos. O projeto foi apresentado na Câmara Municipal em 2018.

Manual – Além do site, a lei também prevê a criação de um manual explicativo que contenha todos os procedimentos que devem ser adotados para obter as autorizações. O documento, também deve conter prazos para realizar os pedidos e para as respostas do poder público. O manual será disponibilizado no site.

A Prefeitura também irá realizar parcerias com o governo estadual para instalar, no mesmo espaço físico, órgãos estaduais que concedem alvarás, a exemplo do Corpo de Bombeiros. É como se fosse um quiosque, explicou o vereador, onde empresários e promotores poderão levar os documentos.

“Essa parceria é porque precisamos de autorização também de órgãos estaduais. Tem alguns documentos que precisa entregar, é um balcão para fazer a entrega inicial dos documentos. Ali dá a entrada e o despacho vai para as secretarias”, disse.

Nos siga no Google Notícias