ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Para acabar com superlotação, prefeitura procura modelos em outras capitais

Filipe Prado | 16/07/2014 16:53
A audiência pública procurou soluções para os problemas da superlotação (Foto: Marcos Ermínio)
A audiência pública procurou soluções para os problemas da superlotação (Foto: Marcos Ermínio)

Para solucionar o problema da superlotação nos públicos de Campo Grande, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), em parceria com a Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados), busca modelos em outras cidades do país e tem até o final do ano para mostrar soluções para o problema.

Hoje (16) foi realizado uma audiência pública na Câmara Municipal, presidida pelo vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente Eduardo Romero (Pt do B), para debater o problema. Conforme o secretário da Semadur, João Alberto Borges dos Santos, eles buscam outros formatos para os cemitérios da Capital.

“Nós estamos visitando cemitérios foram de Campo Grande. Estamos analisando propostas e vendo questões técnicas para que a gente possa chegar a um modelo atual”, explicou o secretário.

Outra proposta é a administração particular dos cemitérios. Segundo o secretário, a gestão dos atuais cemitérios está sendo feita pela Semadur, mas eles farão um contrato emergencial para a administração privada. “Acredito que nos próximos 30 dias possa estar concluso e passar para a iniciativa privada os cuidados com o cemitérios”, afirmou.

Romero alegou que eles possuem três propostas para o fim da superlotação. A construção de um novo ossário, para a liberação de covas, a verticalização dos cemitérios, com três a quatro andares por jazigo.“É um conjunto de ações que iremos discutir para sanar o problema”, assegurou Romero.

Um crematório, já aprovado, também é uma das soluções apontadas por Romero, porém ainda não é bem aceito pelos sul-mato-grossenses. “O processo do crematório é diferenciado e não é bem aceito culturalmente. Das 350 mortes mensais na Capital, somente 2% são cremados, atualmente. Mas vamos estudar e ver a melhor solução”, explicou.

Nos siga no Google Notícias