ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Para garantir conforto de pacientes, Santa Casa cria grupo de Medidas Paliativas

Flávia Lima | 31/08/2015 16:43
Auditório da Santa Casa ficou lotado durante primeiro encontro de Medidas Paliativas. (Foto:Divulgação)
Auditório da Santa Casa ficou lotado durante primeiro encontro de Medidas Paliativas. (Foto:Divulgação)
Coordenador do grupo de Medidas Paliativas, médico Sérgio Couto, diz que preconceito ainda dificulta implantação de ações. (Foto:Divulgação)
Coordenador do grupo de Medidas Paliativas, médico Sérgio Couto, diz que preconceito ainda dificulta implantação de ações. (Foto:Divulgação)

Ouvir de um médico que ele já fez tudo o que estava a seu alcance para curar um familiar é um dos momentos mais difíceis de quem enfrenta ou acompanha a internação de um parente.

Para a maioria das pessoas, a notícia soa apenas como um atestado de morte, sem a possibilidade de recursos que possam amenizar o sofrimento do paciente. Na verdade, passado o choque da informação, um novo caminho pode se abrir para a família e, principalmente para o paciente que obteve o diagnóstico.

E esse caminho pode estar na adoção dos Cuidados Paliativos, um conjunto de medidas que visa assegurar o conforto e o alívio do sofrimento do paciente. O tema não é novo, mas passou a ganhar corpo entre os próprios profissionais de saúde a partir dos anos 1990 até ser definido em 2002 pela Organização Mundial de Saúde como uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida.

No Brasil, as atividades relacionadas a esse tipo de cuidado ainda precisam ser regularizadas na forma de lei, o que vai permitir, inclusive, que os planos de saúde incluam os Cuidados Paliativos em suas coberturas. Mas a grande barreira que impede a prática dos Cuidados Paliativos nas unidades hospitalares, ainda é o preconceito, tanto de profissionais quanto da família.

E é justamente para ultrapassar essa barreira e iniciar a implantação desta prática, de forma unificada, no maior hospital do Estado, que a Santa Casa da Capital realizou nesta segunda-feira (31), o 1º Encontro de Cuidados Paliativos, reunindo profissionais de diversas áreas do hospital e de outras unidades da Capital.

Segundo o médico Sérgio Couto, coordenador do Comitê de Cuidados Paliativos, o grupo, que já se reúne há pelo menos um mês, deve começar a atuar de forma efetiva no próximo ano. “Vamos começar devagar e o primeiro passo é iniciar uma discussão com os profissionais e quebrar alguns tabus”, explica.

A partir da oficialização do grupo, que tem entre oito e dez integrantes, o objetivo é desenvolver as ações de forma conjunta. “Hoje já adotamos essa prática, mas não há uma coesão. É preciso o conhecimento e envolvimento de todos”, diz o coordenador.

O médico reconhece que o tema é delicado, pois aborda o limite entre o tratamento e os cuidados para garantir um conforto ao paciente quando a Medicina já não dispor de recursos para seguir com uma cura.

Abordar a família e sugerir a adoção de medidas terapêuticas que visam o controle dos sintomas físicos e, acima de tudo, o conforto do paciente, não é tarefa fácil também para o profissional de saúde. “Não somos treinados a lidar com a morte. Perder um paciente significa um fracasso. Muitos profissionais não gostam nem de assinar um atestado de óbito”, ressalta Sérgio Couto.

Por isso, ele afirma ser fundamental mudar, também, a postura dos médicos para obter sucesso na abordagem do paciente e seus familiares. Ele condena o que chama de “obstinação de tratamento”, que ocorre quando o profissional busca a cura sem observar o sofrimento do paciente.

O médico anestesista Maruan Omais, que também ministrou palestra no encontro desta segunda-feira, vai além, e diz que a humanização do tratamento deve ser compartilhada entre os profissionais de saúde e pelos familiares. “Vivemos em uma sociedade paternalista. O preconceito contra as ações paliativas está relacionado a questões culturais que precisam ser mais trabalhadas. As pessoas depositam a responsabilidade pelo paciente apenas no hospital, quando elas também precisam assumir esses cuidados”, destaca.

Maruan, assim como Sérgio Couto, explicam que não há fórmulas para abordar o assunto com o paciente e familiares, de forma que ele não cause um choque tão grande. Para os profissionais, é preciso tratar a morte como uma evolução natural da vida. “Hoje a expectativa de vida aumentou com as novas técnicas da Medicina, mas ninguém é invencível", lembra Couto.

Assistência domiciliar - Outro ponto que precisa ser melhor esclarecido a população, de acordo com Sérgio Couto, é quanto a assistência domiciliar dentro do processo de Medidas Paliativas. Ao contrário do que a maioria das famílias imagina, as medidas que garantem uma vida confortável, sem sofrimento ao paciente, não são adotadas apenas em casos  terminais.

Dependendo do caso, o conjunto de práticas pode ser adotado muito antes dessa fase, já que o foco é o bem estar da pessoa. Segundo orientação da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, as ações devem ter início já no momento do diagnóstico e se desenvolverem de forma conjunta com as ações terapêuticas capazes de modificar o curso da doença.

O grupo multidisciplinar designado a desenvolver as medidas dentro de uma unidade hospitalar deve obedecer um protocolo que compreenda uma rede de ações formada desde as consultas ambulatoriais, psicológicas, até assistência domiciliar e internação, se for o caso. A obediência a essas regras é o que vai garantir a eficácia e a qualidade do tratamento.

Na opinião do médico anestesista Maruan Omais, a sociedade atual reconhece apenas os tratamentos e cuidados desenvolvidos dentro das unidades hospitalares. "Antigamente nossos avós pediam para morrer em casa. Hoje, ninguém acredita ser possível que um paciente receba os mesmos cuidados e atenção também em casa", diz.

Para Sérgio Couto, há um preconceito quando o médico sugere que a pessoa continue sendo assistindo ao lado da família, pois o primeiro pensamento que ocorre é que o hospital quer se ver livre da pessoa para cortar gastos ou liberar leitos. "As pessoas precisam entender que a adoção dos Cuidados Paliativos não é feita de forma indiscriminada. Todos os casos são avaliados e discutidos com a família", ressalta.

Os profissionais ressaltam, no entanto, que dependendo do caso, o paciente tem a possibilidade de levar uma vida normal, recebendo os cuidados paliativos, sem necessariamente ter que abandonar sua rotina.

Mesmo com a comprovação de que os Cuidados Paliativos diminuem os custos dos serviços de saúde, Couto toma o cuidado em enfatizar os benefícios que ele leva aos pacientes e familiares, por isso defende a realização de ações que conscientizem a população sobre os benefícios dessa prática. "É importante destacar que quando o familiar recusa esse tratamento, o paciente permanece internado ou dando continuidade a busca pela cura", afirma.

Capelão Edilson Reis enfatiza importância de respeitar pluralidade de religiões. (Foto:Divulgação)
Capelão Edilson Reis enfatiza importância de respeitar pluralidade de religiões. (Foto:Divulgação)

Espiritual - Para os familiares, além das intervenções psicoterapêuticas, o apoio social e espiritual é fundamental, por isso, o trabalho dos capelães, que são os sacerdotes que atuam nas unidades hospitalares, é considerado um importante elo dentro do grupo de Medidas Paliativas.

Porém, esses religiosos também encontram dificuldade em abordar o tema com os familiares. De acordo com o capelão Edilson Reis, que desenvolve um trabalho de capelania no Hospital Universitário da Capital, a implantação do grupo na Santa Casa representa um avanço na humanização do tratamento. "É um grande passo na busca da dignidade da pessoa, pois ela é tratada como um ser humano. A abordagem vai além de amenizar a dor que ela sente", destaca.

Para Edilson, não é fácil abordar o tema em um núcleo familiar que, às vezes, conta com adeptos de diferentes religiões ou, em alguns casos, não seguem nenhuma doutrina ou fé. "O segredo é ouvir. A família geralmente já está fragilizada e nesse momento precisa de um ouvido", ensina.

Conforme o capelão, há estudos que comprovam que 90% dos pacientes terminais buscam um consolo espiritual, mas é importante que o profissional designado a dar esse apoio, saiba respeitar o modo de pensar do paciente e da família. Mais importante do que ter uma religião é, segundo Edilson Reis, ter uma espiritualidade desenvolvida. "Geralmente quem segue uma crença convive com pessoas que compartilham do mesmo pensamento. Já a espiritualidade exige que você respeite a pessoa com suas diferenças", finaliza

Nos siga no Google Notícias